29.9.18

JOÃO 1,47-51 - SANTOS ANJOS MIGUEL, GABRIEL E RAFAEL : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Festa dos Santos Anjos Miguel, Gabriel e Rafael. Miguel – quem é como Deus – é o arcanjo que combateu contra satanás e seus seguidores. É o defensor dos amigos de Deus e protetor de seu povo – Dn 10,13,21; 12,1. Gabriel – força de Deus – revelou a Daniel os segredos dos planos divinos, anunciou a Zacarias o nascimento de João Batista e a Maria, o de Jesus - Dn 8,16; 9,21; Lc 1,19. Rafael – Deus curou – acompanhou e protegeu Tobias nas peripécias de sua viagem e curou-lhe o pai cego – Tb 3,17; 12,15.
Liturgia.

Sabemos que vida é movimento, ação, vigor, e que o infinito está em expansão e o homem não consegue dimensioná-lo, porque Deus, o Todo-Poderoso, é a Essência, a Força, o Princípio e o Fim, portanto, imprevisíveis – Ap 1,8!

Acreditar e buscar forças na Fonte inexaurível, eterna, que não se pode medir, nem ver, alicerça-se na fé ... Fé, de que Deus existe sim e vive em harmonia com o Cosmo onde cada astro e estrela se acomoda seguindo um percurso próprio traçado por Ele, e dele ser, ou, sem fé e sem esperança, me debater em dúvidas, angústias e aflições numa vida sem sentido, achando que nada sou...

Caríssimos, meditamos ontem sobre a identidade de Jesus, por muitos testemunhada e hoje, nos é revelada a presença dos Anjos Celestes, os Arcanjos, mais próximos de Deus, mensageiros iniciais de sua vontade...

'Naquele tempo, Jesus viu Natanael, que vinha para ele, e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”.

                                          


 Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: ‘Eu te vi debaixo da figueira’? Coisas maiores que essa verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade, eu vos digo, vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem”.' João 1,47-51.

Diz-nos a Igreja que ‘Desde a Encarnação até a Ascensão, a vida do Verbo Encarnado é cercada da adoração e do serviço dos anjos. Quando Deus “introduziu o Primogênito no mundo, diz: “Adorem-no todos os anjos de Deus “’ – Hb 1,6. O canto de louvor deles ao nascimento de Cristo não cessou de ressoar no louvor da Igreja: “Glória a Deus...” – Lc 2,14. Protegem a infância de Jesus – Mt 1,20; 2,13.19, servem a Jesus no deserto – Mc 1,12; 4,11, reconfortam-no na agonia – Lc 22,43, embora tivesse podido ser salvo por eles da mão dos inimigos -Mt 26,53, como outrora Israel - 2Mc 10,29-30; 11,8. São ainda os anjos que “evangelizam” – Lc 2,10, anunciando a Boa Nova da Encarnação – Lc 2,8-14 e da Ressurreição de Cristo – Mc 16,5-7. Estarão presentes no retorno de Cristo, que eles anunciaram – At 1,10-11, a serviço do juízo que o próprio Cristo pronunciará – Mt 13,41; 25,31; Lc 12,8-9. CIC 333.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Pai porque sois Onisciente, Onipresente, Onipotente e nos mostras a vossa graça, bondade e misericórdia em todos os tempos para nós vossos filhos amados, a fim de nos certificarmos de que não estamos sozinhos e que o Senhor está no comando de tudo, enviando-nos Jesus para ‘abrir as portas de acesso ao vosso reino de amor e justiça’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vos, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e discernimento para vivenciar e testemunhar ‘as vossas maravilhas e proclamar com fé’ a vossa graça e o vosso poder infinito, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, com os Arcanjos do Senhor, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘ao longo desta vida, a termos a pureza de mente e de coração para merecermos o prêmio de sermos como anjos no céu’ – Mt 22,30! Amém!

Brasília-DF., 29 de setembro de 2018
              Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário