21.9.18

MATEUS 9,9-13 - A VOCAÇÃO DE MATEUS : REFLEXÃO DE ANINHA







A Igreja celebra a Festa de São Mateus – Apóstolo e Evangelista. Mateus – Palestina, século 1º, também conhecido como Levi, exercia a atividade de cobrador de impostos quando foi chamado por Jesus para fazer parte do grupo dos doze. Segundo a tradição, pregou no Oriente e morreu mártir na Etiópia. Celebrando a festa deste evangelista, rezemos por todos os que anunciam a Boa-Nova.
Liturgia

Caríssimos, a nossa conduta, em todos os seguimentos da atividade humana, tem e sempre terá um resultado como um elogio, uma crítica, uma avaliação de terceiros, que nos dará ‘feedbacks’ a nosso favor, ou não ... É importante saber e ter em mente, que a nossa conduta - nosso modo de ser e de agir, se estende ao infinito, considerando-se que nosso Deus e Pai, registra todas as nossas continhas, em débitos e créditos, que operamos nesta vida – Lc 12,1-12!

Jesus, assim como o Pai que sabe tudo e conhece o nosso interior – Jo 21,17, conhecia o coração de Mateus ... Mateus, acolhe Jesus, aceita o seu chamado, oferece-lhe um banquete para apresentá-lo aos seus amigos e engajar-se no seu seguimento para servir... 


'Naquele tempo, Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 
                                              

Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”.' Mateus 9,9-13.


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas, com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus – Jo 3,16, que segundo a vossa graça e misericórdia veio para nós, pecadores – Mt 9,13, para nos exortar e encher o nosso coração de paz, de alegria, de esperança, ante a perspectiva de nosso resgate e nossa reconciliação com o Senhor – Hb 9,15; 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor com a vossa graça e o vosso amor, para seguirmos Jesus e anunciarmos sempre o seu Evangelho, transmitido pelos apóstolos e evangelistas... Ajuda-nos, ó Pai, para que sejamos ‘firmes, fortes e perseverantes colaboradores na obra de Jesus' para vivenciar e testemunhar a Boa-Nova do vosso Reino de Amor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelos cristãos chamados a servir em funções de grande responsabilidade na sociedade, para trabalharem pela paz e pelo bem-estar dos cidadãos’. Amém!

São Mateus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!


Brasília-DF., 21 de setembro de 2018
              Ana Miranda Bessa


Nenhum comentário:

Postar um comentário