28.9.18

LUCAS 9,18-22 - PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO. PRIMEIRO ANÚNCIO DA PAIXÃO : REFLEXÃO DE ANINHA







As pessoas com as quais convivemos amiúde, no cotidiano de nossas vidas, são as que melhor nos conhecem e podem nos dar suas referências, impressões a nosso respeito, de como parecemos ser aos seus olhos, às suas considerações, quanto ao nosso jeito de ser, de agir... Podem ser espelhos fiéis, a nos refletir...

O Anjo do Senhor, revelou a José em sonho que fora gerado em Maria um filho, Jesus, por obra do Espírito Santo – Mt 1,18-23.  Deus nos revelou Jesus, como seu Filho amado no qual se compraz, pedindo-nos para ouví-lo - Mt 3,17;17,5! Jesus nos revelou o Pai: Eu e o Pai somos um – Jo 10,30; o Pai está em mim e eu no Pai – Jo 10,38; aquele que me vê, vê Aquele que me enviou – Jo 12,45; quem me vê, vê o Pai – Jo 14,9...

No evangelho de hoje, Pedro, falando por todos, revela a real identidade de Jesus – ‘O Cristo de Deus’, e depois, dentre outros, João, o discípulo amado do Senhor, que acolheu Maria - a Mãe de Jesus, em sua casa - Jo 19,25-27, nos revela no prólogo de seu evangelho, que Jesus é Deus – Jo 1,1; Paulo de Tarso que se converteu, após Jesus Ressurreto falar com ele a caminho de Damasco - At 9, nos revela ser Jesus, a imagem do Deus invisível, o Primogênito de toda criatura – Cl 1,15-20!

'Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então, Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.

                                              


 Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: “O Filho do homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”.' Lucas 9,18-22.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos louvamos, nós vos bendizemos, nós nos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia em nos amar tanto e nos ter enviado Jesus – Jo 3,16, para nos resgatar e nos reconciliar com o Senhor – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18! Graças Pai, pelos inúmeros testemunhos de pessoas que nos antecederam, da vossa presença, em Jesus Cristo, no meio de nós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai amado na força de vosso Espírito Santo, infunde em nós a fé, para que como Jesus nos ensinou, vos busquemos encontrar na intimidade da Oração em todas as circunstâncias de nossas vidas... Ajuda-nos Pai, a trilharmos ‘caminhos para viver, com sabedoria e serenidade’, reconhecendo Jesus como nosso Deus e Senhor - Jo 20,24s, e valorizando os dons e virtudes daqueles com os quais convivemos. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pela ‘renovação das nossas comunidades, pelos méritos da paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, nosso Senhor’! Amém!

Brasília-DF., 28 de setembro de 2018
              Ana Miranda Bessa


                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário