22.9.18

LUCAS 8,4-15 - PARÁBOLA DO SEMEADOR : REFLEXÃO DE ANINHA





O nosso dia a dia é pautado preliminarmente por uma programação onde possamos determinar as atividades mais importantes, prioritárias... E, assim, à medida que vamos realizando-as por ordem de grandeza, de importância, vamos concluindo-as, tendo sempre em vista a exiguidade, o limite de tempo que nos é disponível...

Pensar, olhar e analisar o contexto, é imprescindível, muito importante, para manter firme a nossa motivação, o nosso objetivo e não perdermos a rota do que planejamos alcançar...

Jesus no evangelho de hoje, nos apresenta os passos de um processo que nos levará à conversão... Ele nos exorta a bem ouvir, bem olhar e com a sua graça, compreender a sua Palavra, guardando-a com amor...

'Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram junto e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. 

                                              


Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do reino de Deus. Mas, aos outros, só por meio de parábolas, para que, olhando, não vejam e, ouvindo, não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: a semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas depois vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam, mas, na hora da tentação, voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra e dão fruto na perseverança”.' Lucas 8,4-15.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a sermos 'terra boa', perseverantes e prudentes nas decisões que devemos tomar no cotidiano de nossas vidas... Aliado a essa perseverança e prudência, devemos ter um coração bom e generoso na escuta e conservação da sua Palavra e assim podermos testemunhar a nossa fé e produzirmos frutos de santidade... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento para apreciarmos e analisarmos aquilo que formos empreender para o nosso crescimento e desenvolvimento pessoal e que refletirá na nossa vida espiritual, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a livrarmo-nos dos vícios e do egoísmo e pelo cultivo da semente do amor e da solidariedade’ em nossos corações, abramo-nos à Boa-Nova do Reino e como filhos amados do Pai, sejamos 'terra boa' e fértil no compromisso com a Verdade e o Amor! Amém!


Brasília-DF., 22 de setembro de 2018
           Ana Miranda Bessa
                               
                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário