4.9.18

LUCAS 4,31-37 - O POSSESSO NA SINAGOGA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Boa Nova do Senhor nosso Deus e Pai em Cristo Jesus para com o povo eleito, começou a se realizar com a revelação de Jesus, como meditamos ontem, quando da sua visita à Nazaré... O preconceito dos conterrâneos para com Jesus, fez com que eles perdessem a graça de se beneficiarem das bênçãos de Deus, através do seu enviado...

A promessa de Deus de que estaria o seu Espírito sobre Jesus, porque Ele o consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova do Reino aos pobres, enviando-o, para proclamar a libertação aos cativos e oprimidos - Lc 4,17-19, aconteceu, efetivamente, em Cafarnaum, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia, e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. 

                                      



Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz: “O que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza.' Lucas 4,31-37.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus para nos resgatar e nos reconciliar com o Senhor – Jo 3,16; Hb 9,15;1Pd 5,4; 2Cor 5,18! Graças Pai, porque Jesus nos ensina a vossa Palavra; com autoridade e poder nos liberta do mal, cura as nossas enfermidades! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde em nós, olhar e enxergar, perceber e compreender a vossa graça em ação no meio de nós... Ajuda-nos Pai, para que ‘enriquecidos pelos dons do vosso Espírito Santo sejamos capazes de ver e julgar as realidades segundo o modo de pensar de Cristo e com ele libertar a vida humana de toda dominação, calando e expulsando o mal que age no mundo’!
Liturgia. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ‘encoraja-nos Mãe, a sempre falar da nossa vivência com Jesus’, anunciando-o e testemunhando-o em gestos, palavras e ações, aonde quer nós estejamos, amém!

Brasília-DF., 04 de setembro de 2018
               Ana Miranda Bessa


                                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário