14.9.18

JOÃO 3,13-17 - CONVERSA COM NICODEMOS : EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ - REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a Exaltação da Santa Cruz. A festa da Exaltação da Cruz motiva-nos a louvar Cristo vencedor, seu triunfo sobre o pecado e a morte no madeiro da cruz. Olhemos agradecidos para o sinal da nossa libertação e renovemos em nós a certeza do amor de Deus pela humanidade.
Liturgia

Caríssimos, quando vivemos em comunidade e percebemos que um de seus membros esteja manifestando em gestos e palavras, ações que o diferenciam dos demais, quaisquer que sejam o seu modo novo de ser e de agir, nós o procuramos para conversar...

Assim aconteceu com Nicodemos, fariseu, notável entre os judeus... Nicodemos quis conversar com Jesus face a face para saber se verdadeiramente Jesus era um homem de Deus... Jesus lhe revela fatos, eventos futuros que ele, Jesus, viverá, e que comprovarão ser ele, o próprio Filho amado do Pai – Mt 17,5! Os fatos aconteceram – Jo 18-20 e o próprio Nicodemos que a tudo presenciou, tendo reconhecido a verdade, amorosamente doou cerca de cem libras de uma mistura de mirra e aloés, para ungir o corpo de Jesus – Jo 19,39. E, da desconfiança inicial esclarecida pelo diálogo, surgiu um seguidor...    

                              

'Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”.' João 3,13-17.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque ‘o Verbo se fez carne para ser nosso modelo de santidade, modelo das bem-aventuranças e a norma da Nova Lei: amarmo-nos uns aos outros como Jesus nos amou – Jo 15,12, e este amor implica a oferta efetiva de si mesmo no seu seguimento – Mc 8,34’. CIC 459.  Graças, Pai, pelo 'mistério imenso, a Cruz de Cristo... A morte trazida  pela serpente foi representada pela imagem de uma serpente... E a mordida da serpente causou a morte... A morte do Senhor deu a vida ...'. Sto. Agostinho! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para renovar a face da terra e repousando sobre nós, nos dê sabedoria e discernimento para ‘imitarmos o exemplo de Jesus de amor e humildade’!  Pai, 'infundi em nossas almas a vossa graça a fim de que nós, pela Anunciação do Anjo, conheçamos a encarnação de Jesus Cristo, vosso Filho, e pela sua paixão e morte na Cruz, cheguemos à gloria da Ressurreição pelo mesmo  Cristo, Nosso Senhor.' Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que Ele nos ‘conceda o dom de amar e assim perseverar, até o fim’! Amém!

Brasília-DF., 14 de setembro de 2018
              Ana Miranda Bessa 


                               



Nenhum comentário:

Postar um comentário