13.9.18

LUCAS 6,27-38 - O AMOR AOS INIMIGOS. O PERDÃO E A GENEROSIDADE : REFLEXÃO DE ANINHA




Celebramos hoje a memória de São João Crisóstomo – Bispo e Doutor da Igreja. João – Antioquia, 349 – Comana Pôntica, 407, presbítero em sua terra natal, foi fiel anunciador da Palavra de Deus. Em Constantinopla, como bispo, dedicou-se à evangelização, à catequese e à caridade. Notabilizou-se pela vastidão e riqueza de seus comentários à Escritura e de sua doutrina sobre a Eucaristia. O exemplo dele, que foi duramente perseguido e morreu exilado, nos anime a amar também os que nos querem mal.
Liturgia

Caríssimos, diante de situações adversas provocadas por terceiros contra nós e que afetem potencialmente o nosso bem-estar, tomemos consciência de que não devemos nunca, permitir que emoções negativas, se transformem em reações maldosas que possam nos dominar ... Controlemos nossos impulsos impensáveis, selvagens até, para termos a pura e plena convicção do que verdadeiramente nos cabe fazer, sem revidar o mal que nos foi feito, seguindo em frente, como Jesus fez e nos ensina a fazer – Lc 24,24-30.

'Naquele tempo, falou Jesus aos seus discípulos: “A vós que me escutais, eu digo: amai os vossos inimigos e fazei o bem aos que vos odeiam, bendizei os que vos amaldiçoam e rezai por aqueles que vos caluniam. Se alguém te der uma bofetada numa face, oferece também a outra. Se alguém te tomar o manto, deixa-o levar também a túnica. Dá a quem te pedir e, se alguém tirar o que é teu, não peças que o devolva. O que vós desejais que os outros vos façam, fazei-o também vós a eles. Se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Até os pecadores amam aqueles que os amam. E se fazeis o bem somente aos que vos fazem o bem, que recompensa tereis? Até os pecadores fazem assim. E se emprestais somente àqueles de quem esperais receber, que recompensa tereis? Até os pecadores emprestam aos pecadores, para receber de volta a mesma quantia.
                                             


Ao contrário, amai os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai sem esperar coisa alguma em troca. Então, a vossa recompensa será grande, e sereis filhos do Altíssimo, porque Deus é bondoso também para com os ingratos e os maus. Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque, com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.' Lucas 6,27-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos exorta a ‘caminharmos pelo caminho da vida e a agirmos sempre segundo o amor, a misericórdia e o perdão...’. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, ajuda-nos Senhor ‘a vivermos o amor aos inimigos, o perdão que não julga e a misericórdia que provem do vosso coração’ bondoso e compassivo! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, intercedei a Deus por nós, pelas famílias e pela 'sociedade a educarem-se no espírito do bem comum, na prática da solidariedade e da honestidade', amém! 


São João Crisóstomo, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 13 de setembro de 2018

          Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário