8.9.18
MATEUS 1,18-23 - NASCIMENTO DE JESUS : NATIVIDADE DE NOSSA SENHORA - REFLEXÃO DE ANINHA
A Igreja celebra a Festa da Natividade de Nossa Senhora. A festa da Natividade da Mãe do Senhor liga-se estreitamente à vinda do Messias, como promessa, preparação e fruto de salvação. Veneramos hoje Maria, aurora que precede o “sol da justiça”, e recordamos os acontecimentos que prepararam o nascimento de Jesus. A seu exemplo, exultemos de alegria no Senhor. Liturgia.
Conta-nos a Tradição, que Deus escolheu o piedoso Joaquim e sua esposa Ana para serem os pais de Maria, a cheia de graça, para ser a Mãe do Salvador! Sabe-se que a festividade do nascimento de Maria teve início no século V e que na casa que fora de seus pais, em Jerusalém, foi edificada uma Igreja, onde as pessoas a visitavam pela intenção do nascimento de Maria. E, que esta comemoração, foi acolhida pela Igreja de Roma dois séculos, depois!
Nós católicos, iniciamos a oração do Santo Rosário, invocando o Santo Anjo do Senhor: O Anjo do Senhor anunciou a Maria, e ela concebeu do Espírito Santo, como foi na Anunciação do Senhor para Maria – Lc 1,26-38 e para quem ainda não sabe o significado das ‘bolinhas’, para nós, rosas do terço, elas, em cada mistério, tornam-se o fundo musical, para a meditação e reflexão introspectiva da vida de Jesus Cristo!
Caríssimos, a presença de Anjos na História da nossa Salvação, dentre outros, com Abraão, em Mambré – Gn 18,22-23; com Ló, em Sodoma – Gn 19,1-3; com Tobit e Tobias – Tb 5,4, nos encanta, fascina, porque nos revela parte do mistério divino de que nosso Deus e Pai tem o seu olhar sobre nós e se comunica conosco através de seus Anjos, para nos ajudar, aconselhar, revelar, esclarecer a sua vontade, como fez com José, a respeito da gravidez divina de Maria:
'A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria em segredo.
Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho e lhe disse: “José, filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”.' Mateus 18-23.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças, ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco! Graças Pai, porque nos enviastes Jesus, pelo seio virginal de Maria, por vós preparada - em Ana e Joaquim, e ‘se tornou a Mãe do Messias, portador de paz e salvação para a humanidade’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria e discernimento para quando em momentos de decisão para as nossas vidas, ou para as vidas dos nossos queridos, vos busquemos em Oração, acolhendo, como José, a vossa vontade! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, louvamos e agradecemos ao nosso Deus e Pai pelo dom da sua vida e muito nos alegramos Mãe, na festa do seu nascimento! Graças Mãe, porque pelo vosso ‘sim’ nos trouxestes o Salvador Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz ao Pai – Jo 14,6! Ave Maria, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus. Santa Maria, Mãe de Deus, rogai por nós, pecadores, agora e na hora de nossa morte. Amém!
Brasília-DF., 08 de setembro de 2018
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário