1.10.19

LUCAS 9,51-56 - RECUSA DOS SAMARITANOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja celebra a memória de Santa Teresinha do Menino Jesus, Virgem e Doutora da Igreja. Teresa 1873-1897, entrou no Carmelo de Lisieux aos 15 anos...Estimulada pela vocação contemplativa a estar no coração da Igreja, abriu-se ao ideal missionário, oferecendo a Deus sua caminhada diária feita de fidelidade e de silenciosa e alegre doação nas intenções dos pregadores do Evangelho. Com São Francisco Xavier é patrona das missões. São João Paulo II 1920-2005 declarou-a Doutora da Igreja em 19 de outubro de 1997.
Liturgia

Caríssimos, depreende-se, que muitos de nós, temos um projeto de vida e o abraçamos com empenho e dedicação, não sem esforços, dificuldades e até rejeição, superando as dificuldades, os empecilhos que se nos apresentam, mas, empreendendo e seguindo sempre em frente naquilo que acreditamos e buscamos realizar...

Nosso Deus e Pai, para nos reconciliar com ele e nos salvar, assim o fez, ao enviar Anjos, Patriarcas, Profetas e no tempo favorável, enviou-nos seu próprio filho Jesus – Jo 3,16-17! Jesus, tinha uma missão e a cumpriu fielmente, segundo a vontade do Pai – Jo 4,34; 6,38. Na convivência harmoniosa com seus discípulos, paulatinamente, lhes anunciou sua Paixão-Morte-Ressurreição-Ascensão At 1,6-11, e fê-la, por três vezes – Mc 8,31-33; 9,31-32; 10,32-34!

Jesus, no evangelho de hoje, ao partir para Jerusalém, ele se põe a caminho para a concretização do projeto de Deus para a nossa salvação e ao deparar com os obstáculos do percurso, em não ser acolhido pelos samaritanos – que não gostavam dos judeus, ele os contorna, pacificamente, seguindo para outro povoado...


                                                           



'Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.' Lucas 9,51-56

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a cumprir nossa missão mesmo diante de dificuldades e impedimentos que possam surgir no caminho, sem desanimar nem desistir jamais dos nossos objetivos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, dai-nos sabedoria para compreender ‘de que também a nossa subida, mesmo que passe pela morte, não termina... Em Jesus, nós também somos chamados a sentar-nos à direita do Pai’, em sua Morada Eterna, que ele foi preparar para nós – Jo 14,1-3. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a vivermos como imitadores de Cristo, fazendo o bem e abençoando o mundo com o nosso testemunho’, acreditando, confiando e esperando nele! Amém!

Santa Teresinha do Menino Jesus, rogai a Deus por nós para que como a senhora, 'ofereçamos a nossa caminhada 
 diária com fidelidade, em silenciosa e alegre doação', e caridade para com todos, a fim de sermos merecedores das promessas de Cristo, amém! 

Brasília-DF., 1º de outubro de 2019

 Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário