'A Igreja, neste domingo, olha para Maria assunta aos céus.
A sua assunção “é singular participação na ressurreição de seu Filho e
antecipação da ressurreição dos outros cristãos.” (Catecismo da Igreja
Católica, 966). Olhando para a glória de Maria, os cristãos já veem realizado
Nela aquilo que esperam. Contemplar a glória de Maria nos anima no caminho da
fé, na vivência da fidelidade ao projeto de Deus.
A Palavra de Deus, narrada no Evangelho, apresenta a visita de Maria a Isabel. O texto bíblico diz que “Maria pôs-se a caminho para a região montanhosa, dirigindo-se apressadamente a uma cidade da Judéia”. Dirigir-se apressadamente mostra a mulher que busca realizar a vontade de Deus. Esta imagem relembra que os mil afazeres e decisões, se não são colocados no horizonte de Deus, não atingem a totalidade da realidade. A história, os fatos, os acontecimentos, as grandes e pequenas decisões sem Deus não conseguem atingir a sua plenitude, pois partem de um olhar parcial da realidade.
Maria entrou na casa de Zacarias e saudou Isabel. O
simbolismo da casa de Isabel relembra a vida familiar, relembra a Igreja
doméstica tão valorizada neste tempo de pandemia. Maria entra na vida, na
intimidade de Isabel e Zacarias. No encontro entre Maria e Isabel está inserido
também um encontro simbólico entre Jesus e João Batista. O encontro destas duas
grandes mulheres significa o encontro da Antiga e da Nova Aliança, o encontro
entre a Promessa e a realização da Promessa. Isabel, embora mais idosa,
manifesta sua submissão a Maria: “Bendita és tu entre as mulheres…”. A mesma
realidade faz também o Batista que “estremeceu no ventre de Isabel”, para realizar,
assim, a vocação de orientar para Jesus. Maria contempla, vê com seus olhos a
maravilha da obra de Deus em Isabel, pois a estéril conceber só pode ser obra
de Deus. E Isabel é tocada pela saudação de Maria: “Donde me vem que a mãe do
meu Senhor me visite, pois logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a
criança estremeceu de alegria no meu ventre” (43-44). Aqui já se expressa toda
a fé da Igreja na mãe de Jesus, toda a veneração que a Igreja das origens tem
por Maria e, ao mesmo tempo, a fé em Jesus Cristo. Maria é mãe do Filho de
Deus. Senhor é título de Cristo. Ele ressuscitado é proclamado Senhor.
Proclamar que Jesus é o Senhor significa reconhecer a centralidade dEle na
história e na vida humana. Submeter-se a Cristo e à sua mãe, como fazem Isabel
e João Batista, não fere a autonomia humana, pois Cristo é a realização do ser
humano. Somente no mistério de Cristo o homem encontra o que é ser homem e o
ser humano realiza a sua vocação humana.
O Evangelho, na sua parte final, apresenta uma grande ação
de graças de Maria ao Senhor da história. Num cântico cheio de citações do
Antigo Testamento, Maria manifesta a grandeza de uma alma agraciada e
agradecida por aquilo que Deus fez na história do seu povo e, hoje, na sua
existência. Ela é a mulher humilde, que sabe que tudo que aconteceu na sua vida
e história não é mérito seu, mas obra do Todo Poderoso. Seu grande mérito está
em ter colocado a sua liberdade à disposição de Deus como Serva do Senhor.'
PALAVRA DO PASTOR
BENDITA ÉS TU ENTRE AS MULHERES
Dom Paulo Cezar
Costa
Arcebispo de Brasília – DF.
Em, 15 de agosto
de 2021
Ana Pinto de
Miranda Bessa
À serviço do Senhor!
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