12.8.21

MATEUS 18,21-19,1 - PARÁBOLA DO SERVO CRUEL : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Ontem, meditamos a correção fraterna entre irmãos, para que nos espelhemos nas ações do Senhor a fim de sermos capazes de ligar, unir e jamais de separar, desunir, servindo-nos da oração em comum, porque onde dois ou mais estiverem reunidos em  nome de Jesus, ele estará conosco – Mt 18,19-20.

No Evangelho de hoje, Jesus, à pergunta de Pedro lhe responde o quanto devemos perdoar, revelando a Pedro que assim como somos perdoados, devemos perdoar também, porque o Senhor que tudo sabe e tudo vê – Jo 21,17, nos dará a recompensa...                                                 


'Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! E eu te pagarei tudo’. Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judeia além do Jordão. 'Mateus 18,21-19,1

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina ‘como direcionar o nosso comportamento comunitário, indicando-nos o valor da misericórdia, da atenção e cuidado ao outro e do desapego que gera vida, para jamais escravizar o fragilizado e carente, mas atender às suas necessidades mais prementes’. Amém!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria e discernimento para ‘buscarmos a paz e sigamos com ela em vosso caminho, oferecendo-nos para fazer o bem estar de todos' e assim como o Senhor nos perdoa, ajuda-nos ó Pai a perdoarmo-nos uns aos outros, sendo compassivos e misericordiosos como o Senhor o é conosco  - Sl 103,13. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós Mãe e ‘pelas nossas comunidades para que sejam lugares que revelem a presença salvadora e acolhedora do Senhor, brilhando como sinal profético de alegria’, amém!

Brasília-DF., 12 de agosto de 2021

     Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!

 

 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário