20.8.21

MATEUS 22,34-40 - O MAIOR MANDAMENTO : REFLEXÃO DE ANINHA

 



A Igreja celebra a Memória de São Bernardo, Abade e Doutor. Bernardo nasceu próximo a Dijon, na França, em 1090, no seio de uma família nobre e piedosa. Aos 21 anos de idade, ingressou no recém-fundado mosteiro de Cister, levando consigo 30 outros parentes. Quatro anos mais tarde, foi enviado como primeiro abade do mosteiro de Claraval. Exerceu intensa atividade diplomática em favor da Igreja e deixou muitas obras de grande valor espiritual e teológico. Fundou mais de 60 mosteiros durante sua vida, em toda a Europa. Faleceu em Claraval, em 1153. Liturgia

Caríssimos, sabemos que a Lei é elaborada para disciplinar os direitos, obrigações, deveres dos cidadãos, e quando a justiça é imparcial e alcança o todo, agrada a todos e nós respeitamos aqueles que a exercem de modo equânime nas questões fundamentais de quaisquer naturezas, salvaguardando os interesses fundamentais da sociedade em geral...

A História da nossa salvação nos revela que Deus nos ama com amor eterno – Sl 136 e por nos amar tanto, querendo permanecer em nós e que nós permaneçamos Nele – Jo 17,21, enviou-nos Jesus seu Filho amado – Uno com Ele – Jo 10,30 para que ouçamos os seus ensinamentos – Mt 17,5 e façamos a Sua vontade, agradando-O em tudo como Jesus O agradou – Jo 8,29!

                                                         


'Naquele tempo, os fariseus ouviram dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus. Então eles se reuniram em grupo, e um deles perguntou a Jesus, para experimentá-lo: “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?” Jesus respondeu: “‘Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento!’ Esse é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante a esse: ‘Amarás ao teu próximo como a ti mesmo’. Toda a Lei e os profetas dependem desses dois mandamentos”.' Mateus 22,34-40

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus ao responder à pergunta dos fariseus, nos ensina que ‘devemos vos amar de todo coração, de toda a nossa alma, e de todo o nosso entendimento; e, amarmos o nosso próximo como a nós mesmos’, unindo-nos a Ele, a Vós e ao próximo, pois onde o amor é vivenciado e praticado, reina paz e harmonia entre todos. Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, que fizestes do abade São Bernardo, inflamado de zelo por vossa casa, uma luz que brilha e ilumina a Igreja, dai-nos, por sua intercessão, o mesmo fervor para caminharmos sempre como filhos da luz. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe e ‘pela Igreja, para que seja sempre fiel aos ensinamentos de Jesus, mantendo seu ardor missionário e seu compromisso de levar o Evangelho com alegria e simplicidade a todas as criaturas’. Amém!

Brasília-DF., 20 de agosto de 2021

   Ana Pinto de Miranda Bessa

             À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário