30.8.21

LUCAS 4,16-30 - JESUS NA SINAGOGA DE NAZARÉ : REFLEXÃO DE ANINHA




 

Quando jovens, fazemos cursinho para participar do vestibular que nos possibilitará ter acesso à faculdade que escolhemos... Preparamo-nos com afinco e grande interesse para alcançarmos o que aspiramos profissionalmente ser, e após algum tempo, recebemos o nosso Diploma, como uma consagração vitoriosa do nosso esforço e dedicação ao que nos propomos realizar...

Meditando o Evangelho de hoje em relação à nossa escolha de vida funcional, e sua conclusão, faço um paralelo entre a promessa de Deus ao Povo eleito pela ação do Espírito Santo, centenas de anos antes e o inicio de  sua realização com a concepção de Jesus no ventre virginal de Maria quando o Anjo Gabriel o anunciou e ela aquiesceu a vontade de Deus – Lc 1,26-38; e Jesus adulto, ao ser consagrado pelo  Espírito Santo no seu Batismo – Mt  3,13s, para anunciar  Boa Nova do Reino de Deus a todos, concretizou para nós a promessa de Deus para a nossa salvação, a nós que o acolhemos, porque nele acreditamos, confiamos e esperamos, deixando-nos seu exemplo - em vista de contratempos adversos, desviemo-nos dos empecilhos, seguindo sempre em frente, como fez em Nazaré...


                                                          


'Naquele tempo, veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa-Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante, e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. Quando ouviram essas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.' Lucas 4,16-30

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno – Sl 136 e nos enviastes Jesus – Jo 3,16: ‘Jesus vem até nós com seu poder, abrindo-nos as portas da salvação. Jesus vem para nos libertar e devemos, assim, colocar nele nossa esperança e agirmos da mesma forma para nos salvar', porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida, que nos conduz a Vós – Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude o que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelos povos para que experimentem a libertação do Senhor, promovendo no mundo uma mudança de vida que se paute no amor, na esperança e na concórdia’. Rogai também Mãe, ‘para que os cativos, os oprimidos, os cegos e tantos outros marcados pelas dificuldades da vida, jamais se desesperem e busquem o calor da presença do Senhor’. Amém!

Brasília - DF., 30 de agosto de 2021

     Ana Pinto de Miranda Bessa

              À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário