16.8.21

MATEUS 19,16-22 - O JOVEM RICO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Alguém, provavelmente encantado com a pregação de Jesus, pergunta-lhe: ‘Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna? Jesus lhe responde que só Deus é bom, e se ele quer entrar na vida, além de observar os mandamentos que Jesus lhe indica, para ser perfeito, deverá vender tudo o que tem e dar o dinheiro aos pobres que ele terá um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me', ou seja, a caridade que fazemos para os irmãos é chave para adentrarmos à Porta do Céu!

Este ensinamento de Jesus, após a sua Ressurreição e Ascensão aos Céus foi vivenciado pelos Apóstolos através das pessoas que se convertiam, vendiam seus bens e os entregavam a eles, Apóstolos, que os colocavam em comum para uso e proveito de todos – At 2,42s.

Mas, o tal ‘comum’ de nossos tempos, difere da forma original pregada por Jesus, quando ditadores empoderados com a justificativa de favorecer os mais pobres, tomam os bens das pessoas que com seu trabalho honesto ajuntaram para si e sua família; tais ditadores os tomam para si mesmos e o que sabemos e vemos, é que os pobres ficam mais pobres, e até arriscam a vida para fugirem dali... Acolhamos a Palavra que nos salva:

                                                                


'Naquele tempo, alguém aproximou-se de Jesus e disse: “Mestre, o que devo fazer de bom para possuir a vida eterna?” Jesus respondeu: “Por que tu me perguntas sobre o que é bom? Um só é o Bom. Se tu queres entrar na vida, observa os mandamentos”. O homem perguntou: “Quais mandamentos?” Jesus respondeu: “Não matarás, não cometerás adultério, não roubarás, não levantarás falso testemunho, honra teu pai e tua mãe, e ama teu próximo como a ti mesmo”. O jovem disse a Jesus: “Tenho observado todas essas coisas. O que ainda me falta?” Jesus respondeu: “Se tu queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens, dá o dinheiro aos pobres e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. Quando ouviu isso, o jovem foi embora cheio de tristeza, porque era muito rico.' Mateus 19,16-22

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina que para segui-lo, ‘é preciso, ainda, atitudes que demonstrem completa adesão ao propósito do desapego, algo que aquele jovem rico não foi capaz de realizar. O apego aos bens e à escravidão sob seu jugo tornam difícil a saída para uma ação de amor verdadeiro, pois tal prática implica desprendimento, simplicidade e busca de atenção para com aqueles que nada têm.’ Pai, queremos atender ao chamado de Jesus, ajuda-nos  Senhor, a fazermos a vossa vontade!

Pai Amado, com toda a Igreja nós vos rogamos: ‘Ó Deus, preparastes para quem vos ama bens que nossos olhos não podem ver; acendei em nossos corações a chama da caridade para que, amando-vos em tudo e acima de tudo, corramos ao encontro das vossas promessas que superam todo desejo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil, obediente e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós Mãe e pelas ‘nossas comunidades para que nossos passos sejam dirigidos para o amor, a fim de que estejamos atentos aos ensinamentos do Senhor e ao pedido dos mais necessitados’. Amém!

Brasília-DF.,16 de agosto de 2021

    Ana Pinto de Miranda Bessa

           À serviço do Senhor!

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário