5.8.21

MATEUS 16,13-23 - PROFISSÃO DE FÉ DE PEDRO : REFLEXÃO DE ANINHA

 




Somos interdependentes uns dos outros e penso que Deus assim quis para que formássemos comunidades unidas, e a família representa essa união fraterna desejada por Deus, para que os pais cuidem de seus filhos e regra geral, na falta destes por terem voltado à casa paterna, cabe aos irmãos mais velhos cuidar dos pequenos, e se não têm irmãos adultos, cabe aos familiares a guarda daqueles e assim caminha a humanidade...

Depreende-se que possa existir uma semelhança na História da Igreja: pois à profissão de fé de Pedro, Jesus lhe atribuiu o encargo de ser o guardião da Porta do Reino dos Céus, concedendo-lhe as chaves e dando-lhe autoridade eterna para ‘tudo que Pedro ligar na terra será ligado nos céus e tudo o que Pedro desligar na terra será desligado nos céus’; e Jesus, quando Ressurreto, ‘estendeu aos seus discípulos fazerem que todas as Nações se tornassem discípulos, ensinando-as a observar tudo quanto Ele, lhes ordenou’ – Mt 28,19-20.

                                                            


'Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: “Quem dizem os homens ser o Filho do Homem?” Eles responderam: “Alguns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; outros, ainda, que és Jeremias ou algum dos profetas”. Então Jesus lhes perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Simão Pedro respondeu: “Tu és o Messias, o Filho do Deus vivo”. Respondendo, Jesus lhe disse: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus; tudo o que tu desligares na terra será desligado nos céus”. Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Jesus começou a mostrar aos seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!”' Mateus 16,13-230

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a delegação de autoridade de Jesus concedida à Pedro e aos discípulos, nos revela, dentre outros, o poder de realização do bem, da intercessão, concedido àqueles e à sua Igreja, por todos os séculos – Mt 18,18; 28,16-20, vivendo todos em comunhão fraterna com o Senhor! Graças, Pai! Glórias e louvores a Vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente, o nosso coração para compreender e acolher o quanto o Senhor nos ama – Sl 136 que concedestes aos discípulos e à vossa Igreja, a graça de perdoar   nossas faltas para que possamos adentrar à vossa Morada Eterna – Jo 14,1-3 para estar com o Senhor para sempre, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus Por nós Mãe, para que o nosso acolhimento à pessoa de Jesus como o ‘Messias - o Filho do Deus vivo’, esteja assentado em nós, na vivência da sua Palavra divinamente perpetuada na nossa mente e no nosso coração, para anunciá-la e testemunhá-la em gestos, palavras e ações onde quer que nós estivermos, amém!

Brasília-DF., 05 de agosto de 2021

  Ana Pinto de Miranda Bessa

          À serviço do Senhor!


Nenhum comentário:

Postar um comentário