2.4.15

A CEIA DO SENHOR E O LAVA-PÉS - JOÃO 13,1-15 - REFLEXÃO DIÁRIA




Um médico cirurgião muito querido, nos disse certa vez, que no hospital, quando o paciente manifesta a vontade de falar com membros da família, é porque ele sabe que está chegando a sua hora de voltar ao Pai.

A história da nossa salvação traz muitos relatos pertinentes, onde a pessoa, no final de seus dias, assim procedia: contando detalhes não revelados, exortando os filhos e familiares a se amarem e a se respeitarem mutuamente...

 Hoje, quinta feira, a celebração da Ceia do Senhor , nos insere no Tríduo Pascal da sua paixão, morte e ressurreição.

Jesus quis estar com os seus apóstolos neste momento, e, assim, conta-nos São Paulo:
'... na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e, depois de dar graças, partiu-o e disse: "isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória".

Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: "Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória".

E São Paulo conclui: Todas as vezes, de fato, que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, estareis proclamando a morte do Senhor, até que ele venha.'
1 Cor 11,23-26

Jesus, tendo tomado a Ceia '... levantou-se da mesa, tirou o manto, pegou uma toalha e amarrou-a na cintura.
Derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos discípulos, enxugando-os com a toalha com que estava cingido.' Jo 13,1-15

Maria, irmã de Marta e de Lázaro em Betânia, num gesto de amor e de humildade para com Jesus ,ungiu os pés de Jesus com perfume e os enxugou com seus cabelos, conforme meditamos na segunda-feira, 30 de março passado.

Estar com Jesus,  é receber e dar, gestos de amor fraterno e de solidariedade...

'Jesus, depois de ter lavado os pés dos discípulos, vestiu o manto e sentou-se de novo. E disse aos discípulos: "Compreendeis o que acabo de fazer? Vós me chamais mestre e Senhor e dizeis bem, pois eu o sou.

Portanto, se  eu, o Senhor e mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Dei-vos o exemplo, para que façais a mesma coisa que eu fiz"'.
Palavra de Salvação. Glória à vos, Senhor!

Que Jesus nos ajude a sermos testemunhas do seu amor e dos seus  gestos fraternos e de solidariedade, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

               Brasília-DF., 02 de abril de 2015
82 anos de vida do meu Bessinha, graças a Deus!
                       Ana Miranda Bessa

                 
            

Nenhum comentário:

Postar um comentário