12.4.15

DOMINGO DA DIVINA MISERICÓRDIA - JOÃO 20,19-32 - REFLEXÃO DO PASTOR




'Neste domingo da misericórdia divina, a Páscoa de Jesus continua em todas as comunidades e grupos fraternos, até o Domingo de Pentecostes.  O Ressuscitado nos anima a superar o medo e nos concede o dom da paz e da reconciliação...' Liturgia


'São João Paulo II propôs que o segundo domingo da Páscoa fosse denominado "Domingo da Divina Misericórdia".
Neste clima de louvor pascal, rezamos com o Salmista: "Dai graças ao Senhor porque ele é bom! Eterna é a sua misericórdia". Sl  117

O Evangelho segundo João, hoje proclamado, narra o primeiro encontro de Jesus com os seus discípulos, após a sua paixão e morte na cruz - Jo 20,19-31.

Naquela ocasião, a divina misericórdia se manifestou de modo especial. Depois de ter sido traído e abandonado pelos discípulos, o Ressuscitado os reencontra desejando-lhes seguidamente a paz e oferecendo-lhes o dom  do Espírito, juntamente, com a missão de perdoar os pecados. Ao invés de cobrar explicações ou de condená-los, Jesus lhes oferece a paz e o perdão.

Neste Tempo Pascal, nós somos convidados a confiar na misericórdia divina, a acolher a paz e  o perdão que Jesus nos oferece. Ao mesmo tempo, somos chamados a testemunhar a misericórdia em nossa vida cristã.

Para viver em comunidade, assim como, para viver em família, necessitamos muito da misericórdia divina e também da misericórdia entre nós, o que inclui o perdão ao próximo e uma atenção especial aos que mais sofrem. Contudo, a acolhida da misericórdia divina pressupõe a fé. Quem  crê em Cristo Ressuscitado, confia no seu amor misericordioso e o leva aos seus irmãos.

A passagem a respeito de Tomé nos mostra a importância da fé  alimentada pela comunidade. Estando fora da comunidade dos discípulos, Tomé não foi capaz  de crer. Colocando-se novamente no meio dos discípulos reunidos, ele fez a experiência do encontro com Jesus Ressuscitado.

A Igreja, testemunha permanente  da Ressurreição, continua a ser o espaço privilegiado de encontro com Cristo Ressuscitado. Na comunidade reunida em oração, nós temos repetido muitas vezes: "Ele está no meio de nós"!'
Dom Sérgio da Rocha
Arcebispo de Brasília

Brasília-DF., 12 de abril de 2015
      Ana Miranda Bessa


           

Nenhum comentário:

Postar um comentário