30.4.15

O LAVA-PÉS - JOÃO 13,16-20 - REFLEXÃO DIÁRIA




A alegria do encontro de Maria com Isabel, descrita por Lucas  1,39-45, foi a alegria também de Jesus e de João Batista no ventre de suas suas mães, respectivamente...

Quando acolhemos as pessoas com amor, o amor se manifesta e a alegria contagia a todos, porque é a Força do Espírito Santo que se faz presente...

                                      
" Jesus, depois de lavar os pés dos discípulos, lhes disse:  "Em verdade, em verdade vos digo: o servo não está acima do seu senhor e o mensageiro não é maior que aquele que o enviou. Se sabeis isto, e o puserdes em prática, sereis felizes." Jo 13,16-17

Caríssimos, a coerência da palavra divina proferida pelo Nosso Deus e Pai e pelos seus eleitos, demonstra a verdade que Jesus nos exorta a faze-la: " ... que nosso 'sim', seja sim, e nosso 'não', não." Mt 5, 33-37

A verdade perdura nos corações retos e bons de todos os fiéis tementes a Deus: João Batista - que no ventre materno pulou de alegria ao sentir a presença de Maria com Jesus, ' estando para terminar sua missão, declarou: ' Eu não sou aquele que pensais que eu seja! Mas vede: depois de mim vem aquele, do qual nem mereço desamarrar as sandálias'. At 13,25

João Batista não se achava digno de desamarrar as sandálias de Jesus, e Jesus - ao lavar os pés de seus discípulos -, numa demonstração de humildade e de amor, os ensina e  à nos também, para assim o fazermos.

João Batista, o Precursor de Jesus e servo de Deus, não se sentia senhor, e o Senhor Jesus, se fez servo - com seu gesto para com os discípulos, para nos demonstrar que o amor é maior que tudo...


Diz-nos Jesus, porque se assim o fizermos, 'seremos felizes'  e como aconteceu com Maria e Isabel, e com João Batista, pela alegria de ouvir Jesus , João disse: "Essa é a minha alegria e ela é completa! É necessário que ele  - Jesus -cresça e eu diminua. Aquele que vem do alto está acima de todos;..." Jo 3,22-33

O lava-pés, ocorreu  na Quinta-Feira Santa, antes da Morte e Ressurreição de Jesus quando Ele disse: " Eu não falo de vós todos. Eu conheço aqueles que escolhi, mas é preciso que se realize o que está na Escritura." Desde agora vos digo isto, antes de acontecer, a fim de que, quando acontecer, creais que eu sou." Jo 13,18-19

'Com efeito - conclui João Batista o seu testemunho -, aquele que Deus enviou fala as palavras de Deus, pois ele dá o Espírito Santo sem medida. O Pai ama o Filho e tudo entregou em suas mãos. Aquele que  crê no Filho tem a vida eterna. Aquele, porém, que se  recusa a crer no Filho não verá a  vida, mas  a ira de Deus permanece sobre ele".
 Jo 3,34-36

E diz-nos Jesus: " Em verdade, em verdade vos digo, quem recebe aquele que eu enviar, me recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou." Jo 13,20

Cantemos :
'Ó Senhor, eu cantarei eternamente o vosso amor'.
' E pelo mundo eu vou, cantando o vosso amor, pois disponível estou, para servir-vos, Senhor!'

Brasília-DF., 30 de abril de 2015
     Ana Miranda Bessa

           

Nenhum comentário:

Postar um comentário