26.4.15

JESUS, O BOM PASTOR - JOÃO 10,11-18 - REFLEXÃO DO PASTOR





' O quarto Domingo da Páscoa é conhecido como Domingo do Bom Pastor, pois nele sempre se proclama um trecho do capítulo dez do Evangelho segundo João, que nos apresenta Jesus como o Bom Pastor.



A cada ano, são destacados traços do Bom Pastor que nos motivam a colocar nele a nossa fé, deixando-nos conduzir por ele e escutando a sua voz, como ovelhas do seu rebanho.

A doação da vida do Bom Pastor se manifesta, de modo especial, na cruz.  Neste Tempo Pascal, nós estamos celebrando a vitória do Pastor - Cordeiro imolado, que vence a morte e nos dá a vida. Contudo, não se pode pertencer  ao rebanho aceitando apenas o pastor.

 Aqueles que seguem o Bom Pastor, devem aceitar também as demais ovelhas do rebanho, os outros discípulos, como irmãos a serem amados através de gestos concretos de caridade, serviço e doação da própria vida. Por isso, valorize a Igreja e participe da sua paróquia, procurando colaborar no cuidado pastoral da comunidade.

No Domingo do Bom Pastor, nós somos convidados a rezar especialmente por aqueles que colaboram no pastoreio do rebanho de Jesus, o Bom Pastor, prolongando a sua presença e missão, de modo especial, através  do sacerdócio e da vida religiosa.

Por isso, a cada ano, neste Domingo, celebramos a Jornada Mundial de Oração pelas Vocações. Não bastam as iniciativas espontâneas para valorizar e promover vocações, embora elas sejam sempre muito importantes. É preciso organizar o serviço de animação vocacional nas paróquias, criando equipes paroquiais de pastoral vocacional.

Além disso, não pode faltar o testemunho da beleza e do valor do sacerdócio e da vida consagrada, assim como, o reconhecimento da importância da vocação dos cristãos leigos na Igreja e na sociedade. Necessitamos de leigos atuantes na Igreja, que sejam "sal da terra" e "luz do mundo".

Lembremos, hoje, que o cultivo das vocações é dever da inteira comunidade dos fiéis, a começar pela oração permanente  pelas vocações, segundo a palavra de Jesus: "pedi ao Senhor da messe que envie operários para a messe" (Mt 9,38).

Agradecemos a todos os que se dedicam ao serviço vocacional em nossa Igreja, especialmente aos formadores  dos Seminários, aos animadores da Pastoral Vocacional e aos que contribuem para a Obra das Vocações Sacerdotais.
Necessitamos de maior auxílio espiritual e material, principalmente na sustentação de nossos Seminários.

Neste Ano da Vida Consagrada, nós louvamos a Deus, de modo especial, pelas pessoas consagradas, expressando-lhes a nossa cordial gratidão pela presença fraterna e missão entre nós. Suplicamos a Jesus, o Bom Pastor, para abençoar a todos os consagrados e consagradas. Sejam sempre sinais do amor de Deus, testemunhando a alegria do Evangelho!'
A PALAVRA DO PASTOR
     O BOM PASTOR
Dom Sergio da Rocha
      Arcebispo de Brasília-DF

                 Em, 26 de abril de 2015
                    Ana Miranda Bessa


       

Nenhum comentário:

Postar um comentário