19.4.15

APARIÇÃO DE JESUS RESSUSCITADO AOS ONZE APÓSTOLOS - LUCAS 24,35-48 - REFLEXÃO DO PASTOR




'Neste tempo pascal, o Evangelho nos mostra como encontrar Jesus Ressuscitado, à luz da experiência realizada pelos discípulos. Eles tiveram dificuldades para reconhecer a presença do  Ressuscitado (Lc 24,37), mas ele se colocou no meio deles, desejando-lhes a paz e com eles fez refeição, comprovando estar vivo.

                                         
No itinerário de fé em Jesus Ressuscitado, dois aspectos se sobressaem, segundo o texto meditado. O primeiro é o fato de estarem reunidos ouvindo o testemunho dos dois discípulos de Emaús, que lhes contaram "o que tinha acontecido no caminho e como o tinham reconhecido ao partir o pão" (Lc 24,35). 

O testemunho foi e continua a ser muito importante para a fé em Cristo Ressuscitado. Por isso, ao final desse episódio, Jesus se dirige aos Apóstolos afirmando: "vós sois testemunhas de tudo isso" (Lc 24,48).

A humanidade necessita do testemunho de uma fé viva na ressurreição, através do anúncio do mistério pascal, mas também na vivência do Evangelho na vida cotidiana.

O testemunho acontece por meio da acolhida e da vivência da Palavra, conforme ressalta o texto da Primeira Carta de São João ... Quem afirma conhecer a Deus, "mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele" (1 Jo 2,4)

O segundo aspecto se refere à compreensão das Escrituras. Lucas destaca que "Jesus abriu a inteligência dos discípulos para entenderem as Escrituras", mostrando o cumprimento do que estava escrito sobre ele "na Lei de moisés, nos Profetas e nos Salmos" (Lc 24,44-45).

Reunidos em comunidade eles compreendem, com Jesus e por causa dele, o sentido das Escrituras. Necessitamos, hoje, cultivar esta atitude de escuta da Palavra de Jesus, através da Igreja e com a Igreja, especialmente, quando nos reunimos em comunidade para celebrar a Eucaristia.

Logo depois do texto proclamado, encontra-se a promessa do envio do Espírito Santo para que os discípulos  fossem "revestidos da força do alto" (Lc 24,49). Por meio do Espírito Santo, o Senhor Ressuscitado nos dá sabedoria para compreender a sua Palavra e força para dar testemunho.

No Atos dos Apóstolos, encontramos o testemunho corajoso de Pedro, anunciando a ressurreição de Jesus ao povo. "Deus o ressuscitou dentre os mortos, e disso nós somos testemunhas" (At 3,16). 

O testemunho cristão leva à conversão e a vida nova. Quem crê no testemunho dos Apóstolos, transmitido através da Igreja, se dispõe a trilhar um caminho de conversão e de discipulado, tornando-se também testemunha de Cristo.

Continuemos a rezar, de modo especial, pela Assembléia dos Bispos do Brasil, que está acontecendo em Aparecida-SP até o dia 24.'
          A PALAVRA DO PASTOR
 TESTEMUNHAS DO RESSUSCITADO
              Dom Sérgio da Rocha
             Arcebispo de Brasília-DF

Em, 19 de abril de 2015
      Dia do Índio
Ana Miranda Bessa

                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário