17.4.15

A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES E PEIXES - JOÃO 6,1-15 - UMA REFLEXÃO




Nosso Deus e Pai é Misericordioso e quando você se sente só, sem saída, no fundo do poço, eis que surge uma luz e essa Luz é Jesus que nos resgata e eleva! 

Uma boa senhora , cheia de fé em Deus, ficara viúva, com duas crianças pequenas para criar... Pela graça de Deus, com o seu trabalho e com  o apoio de pessoas de bem ela foi criando seus filhinhos ...

Quando faltava alimento para o dia seguinte, ela profetizava: "Deus Proverá" e assim acontecia - como aconteceu com Abraão e seu filhinho Isaac Gn 22,7., quando Deus enviou seu Anjo a Abraão..., porque Abraão provou a Deus, que O amava.

Com a viúva também acontecia a intervenção divina: a sobra da comida da mesa do médico e esposa - seus vizinhos -, do dia anterior, lhe era oferecida ... Ela aceitava como um presente de Deus, renovava o alimento amanhecido e naquele dia a comida na casa simples, era comida de festa, comida de doutor...

Jesus, no evangelho de hoje - Jo 6,1-15, "Levantando os olhos e vendo que uma grande multidão estava vindo ao seu encontro, Jesus disse a Filipe:"Onde vamos comprar pão para que eles possam comer?"

Disse isso para pô-lo à prova, pois ele mesmo sabia muito bem o que ia fazer. Filipe respondeu: "nem duzentas moedas de prata bastariam para dar um pedaço de pão a cada um".


 Um dos discípulos, André, o irmão de Simão Pedro, disse: "Está aqui um menino com cinco pães de cevada e dois peixes. Mas o que é isso para tanta gente?" 
 Jo 6,5-9

Conheço muitas famílias pobres como  a viúva da minha história, mas são pessoas cheias de fé em Deus e vivem com dignidade, trabalham, são honestas, caridosas ...

Lembrei-me da viúva de Sarepta com o milagre da farinha e do óleo que se mantinham, numa  época de seca, onde a necessidade para muitos era muito grande; e o milagre da ressurreição de seu filho único, operados por Deus, através de Elias. 1 Rs 17,7 s. É uma bela história do amor de Deus para com o seu Profeta e com aquela viúva.

' Jesus disse: "Fazei sentar as pessoas". Havia muita relva naquele lugar, e lá se sentaram, aproximadamente, cinco mil homens. Jesus tomou os pães, deu graças e distribuiu-os aos que estavam sentados, tanto quanto queriam.

E fez o mesmo com os peixes. Quando todos ficaram satisfeitos, Jesus disse aos discípulos: "Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca!"' Jo 6,11-12

Verdadeiramente Deus vive no meio de nós, em Jesus Cristo Nosso Senhor - Mt 28,20; e Deus envia Anjos para socorrer quem Nele crê, confia e espera. Lm 3,22-25

Caríssimos, digamos não ao desperdício para que nada se perca e sejamos Anjos para com as pessoas mais necessitadas...

Como Jesus, vejamos e percebamos como poderemos ajudar o próximo, assim como fez o Bom Samaritano - Lc 10,29 s. 

Com a ajuda de Deus, multipliquemos e compartilhemos  o pouco que temos, em dons e em bens, porque quando assim procedemos, agradamos ao Senhor Nosso Deus e  nos tornamos Provedores de Sua Graça!

Brasília-DF., 17 de abril de 2015
      Ana Miranda Bessa

                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário