1.10.15

MISSÃO DOS 72 DISCÍPULOS - LUCAS 10,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA





Diz-se que só valorizamos as pessoas, as coisas, quando as perdemos... e assim, é com a paz!

Um europeu amigo nosso, muito querido, generalizando a utilidade de um pequeno valor em tempos de conflitos, dizia-nos que muitos brasileiros não valorizam as moedinhas, porque nunca vivenciaram a experiência de uma guerra...

Tanto a guerra como confronto armado, e mesmo a ‘guerra fria’ psicológica, tiram a nossa paz bem como a guerra interior em nós mesmos que muitas vezes precisamos combater, regra geral, também pode tirar a nossa paz!

Jesus é o Príncipe da Paz, é manso, humilde de coração e estende a sua Paz a cada um de nós, indistintamente, desde que a acolhamos e aos seus discípulos, mensageiros enviados da Boa Nova do Reino de Deus, como nos narra Lucas, no episódio de hoje:

'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir.'
                                        
'E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos”. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa nem sacola nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós.Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa.'

'Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’.'

'Mas, quando entrardes numa cidade e não fordes bem recebidos, saindo pelas ruas, dizei:‘Até a poeira de vossa cidade, que se apegou aos nossos pés, sacudimos contra vós. No entanto, sabei que o Reino de Deus está próximo!’ Eu vos digo que, naquele dia, Sodoma será tratada com menos rigor do que essa cidade”.'Lucas 10,1-12

Diz-nos a Igreja do Senhor: ‘ O Senhor Jesus dotou a sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze com Pedro como seu chefe – Mc 3,14-15. Representando as doze tribos de Israel - Mt 19,28; Lc 22,30, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém – Ap 21,12-14. Os Doze – Mc 6,7 e os outros discípulos Lc 10,1-2 participam da missão de Cristo, do seu poder, mas também da sua sorte – Mt 10,25; Jo 15,20. Através de todos esses atos, Cristo prepara e constrói a sua Igreja.’ CIC 765

Jesus diz aos seus discípulos que como a Messe é grande e os operários são poucos, que eles peçam ao Senhor da messe que envie operários para a colheita ... ‘ A oração de fé não consiste apenas em dizer “Senhor, Senhor”, mas em levar o coração a fazer a vontade do Pai – Mt 7,21. Jesus convida os discípulos a terem sempre essa preocupação de cooperar com o plano divino recorrendo à oração - Mt 9,38; Lc 10,2; Jo 4,34.’ CIC 2611

Assim pede nosso querido Papa Francisco, que oremos por Ele e Jesus deixou-nos este belo exemplo de recorrermos à oração, como Ele fazia!

Jesus amado, Jesus querido, ainda hoje, como em uma grande empresa moderna o Senhor nos ensina a descentralização e o desapego em dar a muitos a oportunidade de exercer os seus dons e carismas - 1 Cor 12.13  dentro da Sua Igreja, acolhendo a todos com carinho, amor e ternura, porque assim o Senhor nos acolhe!

Jesus amado, Jesus querido, o Senhor é o Centro de tudo, nosso Sol de Justiça, de Amor e de Paz e ‘vossos ensinamentos são retos e alegria ao coração’, ajuda-nos Senhor Jesus para que vos testemunhemos e vos anunciemos ao mundo!

Maria, Mãe de Jesus e nossa que anunciou Jesus à Isabel e sua família, que como a Senhora, Mãe, levemos a alegria e a paz da Boa Nova de Jesus aonde quer que nós estejamos. Amém!

Santa Teresinha do Menino Jesus - Virgem e Doutora, França, 1873-1897,Carmelo de Lisieux, Padroeira das Missões -, rogai a Deus por nós!

Brasília-DF., 1º de outubro de 2015
       Ana Miranda Bessa

                     


Nenhum comentário:

Postar um comentário