16.1.17

A QUESTÃO DO JEJUM - MARCOS 2,18-22 - REFLEXÃO DIÁRIA





Pais que amam seus filhos são atenciosos com eles e quando são abordados para explicar algo, eles estão sempre dispostos para responder a essa demanda, e essa atenção e cuidado na infância se estende por gerações, porque o amor constrói, edifica...

Já vivenciei e ainda vivencio irmãos de fé que têm uma compreensão obscurantista de determinados assuntos em suas vidas .... Se me perguntam e se tenho alguma dúvida a respeito, sugiro procurar um Sacerdote para uma orientação espiritual e se ao que se foi, não o satisfez, peço que não desistam e procurem um outro até o entendimento pleno do assunto ... penso ser o melhor caminho.

Jesus inaugura um novo tempo na história da nossa salvação como nos relatam os evangelhos, e hoje Marcos nos narra sobre a controvérsia do jejum. Acolhamos com amor, a Palavra que nos salva:

'Naquele tempo, os discípulos de João Batista e os fariseus estavam jejuando. Então, vieram dizer a Jesus: “Por que os discípulos de João e os discípulos dos fariseus jejuam, e os teus discípulos não jejuam? ”
                                      


Jesus respondeu: “Os convidados de um casamento poderiam, por acaso, fazer jejum, enquanto o noivo está com eles? Enquanto o noivo está com eles, os convidados não podem jejuar. Mas vai chegar o tempo em que o noivo será tirado do meio deles; aí, então, eles vão jejuar.

Ninguém põe um remendo de pano novo numa roupa velha; porque o remendo novo repuxa o pano velho e o rasgão fica maior ainda. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque o vinho novo arrebenta os odres velhos e o vinho e os odres se perdem. Por isso, vinho novo em odres novos”.' Marcos 2,18-22.

Diz-nos a Igreja: ‘ A unidade entre Cristo e a Igreja, Cabeça e membros do Corpo, implica também a distinção dos dois em uma relação pessoal. Este aspecto é muitas vezes expresso pela imagem do Esposo e da Esposa. O tema de Cristo Esposo da Igreja foi preparado pelos Profetas e anunciado por João Batista – Jo 3,29. O Senhor mesmo designou –se como “o Esposo” – Mc 2,19; Mt 22,1-14; 25,1-13. O apóstolo apresenta a Igreja, e cada fiel, membro do seu Corpo, como uma Esposa “desposada” com Cristo Senhor, para ser com Ele um só Espírito – 1Cor 6,15-16; 2Cor 11,2. Ela é a Esposa imaculada do Cordeiro imaculado – Ap 22,17; Ef 1,4.5.27., a qual Cristo “amou, pela qual se entregou, a fim de santificá-la” – Ef 5,26, que associou a si por uma Aliança eterna, e da qual não cessa de tomar cuidado como do seu próprio Corpo – Ef 5,29.’ CIC 796.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque em Jesus Cristo nos ensinas um novo tempo que com Ele começa.... 

Graças Pai,  pelos pais generosos e fraternos que se aproximam de seus filhos e estes se aproximam de seus pais, porque aí está a fonte de sabedoria de uma vida pautada na obediência a vós, que exorta, admoesta para o bem!  Graças Pai pelos vossos sacerdotes vocacionados no vosso amor e na vossa misericórdia que vêm em nosso auxílio, como Jesus vem em auxílio da Igreja, como o Esposo que ama e cuida da sua Esposa e estes, cuidam de seus filhos, em um belo, divino e eterno liame de amor – Hb 5,1-10! Graças, Pai! Glórias e louvores, a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que na força e na unção do Santo Espírito de Deus em Cristo Jesus, tenhamos discernimento para agirmos segundo a vontade do Pai! Amém!

         Brasília-DF., 16 de janeiro de 2017
                    Ana Miranda Bessa




Nenhum comentário:

Postar um comentário