3.1.17

O CORDEIRO DE DEUS - JOÃO 1,29-34 - REFLEXÃO DIÁRIA





Nosso Deus e Pai nos conhece desde que somos concebidos no ventre materno – Sl 139,13, e nossos pais passam a nos conhecer a partir do nosso nascimento e à medida que vamos crescendo e desenvolvendo o nosso jeito de ser, assim como nós, filhos e filhas, também vamos conhecendo os nossos pais... É um dom reciproco divino de conhecermo-nos uns aos outros, amando-nos, valorizando-nos e respeitando-nos, mutuamente!

Outrora Deus falou pelos profetas e a João Batista – considerado o último dos profetas, Deus lhe deu a conhecer e testemunhar Jesus Cristo, como nos narra João Evangelista no Evangelho de hoje:
                                            


'No dia seguinte, João viu Jesus aproximar-se dele e disse: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Dele é que eu disse: Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque existia antes de mim. Também eu não o conhecia, mas se eu vim batizar com água, foi para que ele fosse manifestado a Israel”.

E João deu testemunho, dizendo: “Eu vi o Espírito descer, como uma pomba do céu, e permanecer sobre ele. Também eu não o conhecia, mas aquele que me enviou a batizar com água me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer, este é quem batiza com o Espírito Santo’. Eu vi e dou testemunho: Este é o Filho de Deus! ”. ’ João1,29-34.

Diz-nos a Igreja: ‘Depois de ter aceitado dar-lhe o Batismo junto com os pecadores – Lc 3,21; Mt 3,14-15, João Batista viu e mostrou em Jesus o “Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo” – Jo 1,29;36. Manifesta assim que Jesus é ao mesmo tempo o Servo Sofredor que se deixa levar silencioso ao matadouro – Is 53,7; Jer 11,19 e carrega o pecado das multidões – Is 53,12, e o cordeiro pascal símbolo da redenção de Israel por ocasião da primeira Páscoa – Ex 12,3-14; Jo 19,36; 1Cor 5,7. Toda a vida de Cristo exprime a sua missão: “Servir e dar sua vida em resgate por muitos” – Mt 10,45. ’ CIC 608.



Pai Santo, Deus Eterno e todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai, porque ‘nos adotastes como filhos e filhas amados. Batizados em o Santíssimo Nome de Jesus - "Deus Salva" ',  ajuda-nos Senhor na unção e na força de vosso Espírito Santo ‘a que conheçamos Jesus cada vez mais e testemunhar sua salvação. ’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que a nossa intimidade com Jesus, nos leve a testemunha-lo e a indica-lo a todos aqueles que ainda não o conhecem, não acreditam, não confiam e não esperam Nele! Amém!

          Brasília-DF., 03 de janeiro de 2017

                    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário