26.1.17

MISSÃO DOS 72 DISCÍPULOS - LUCAS 10,1-9 - REFLEXÃO DIÁRIA






A Igreja celebra a Memória dos Santos Timóteo e Tito – Bispos e discípulos de Paulo. Timóteo e Tito – Palestina, século 1º, grandes colaboradores na missão junto com são Paulo, foram, provavelmente, convertidos pelo apóstolo em sua primeira viagem missionária. Ambos são modelo de cristãos comprometidos com a evangelização.
Liturgia.

A reciprocidade, o acolhimento de uns para com os outros em quaisquer circunstâncias, são dons de Deus que demonstram a nossa identidade, o nosso jeito de ser e que se estendem a todos aqueles que creem, confiam e esperam Nele assim como uma bolinha de pingue-pongue  arremessada entre dois experientes jogadores que vai e volta à sua origem e vice-versa...

Um olhar fraterno, um sorriso nos lábios, o balbuciar um bom dia, boa tarde, boa noite, seguido de a paz de Cristo, são sinais evidentes de boa vontade e de cordialidade, tanto para quem chega, como para quem acolhe e, sensíveis e agradecidos por esse acolhimento, sabemos que somos bem-vindos...

Jesus envia 72 novos discípulos, como embaixadores seus, ‘precursores espirituais’ de sua visita às comunidades pagãs de Israel: os exorta, admoesta e os ensina a como devem proceder tendo em vista a missão a cumprir, como nos narra Lucas, no Evangelho de hoje:
                                             



'Naquele tempo, o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’”.' Lucas 10,1-9.

Diz-nos a Igreja, que ‘O Senhor Jesus dotou a sua comunidade de uma estrutura que permanecerá até a plena consumação do Reino. Há antes de tudo a escolha dos Doze com Pedro como seu chefe – Mc 3,14-15. Representando as doze tribos de Israel Mt 19,28; Lc 22,30, eles são as pedras de fundação da nova Jerusalém – Ap 21,12-14. Os Doze – Mc 6,7 e os outros discípulos – Lc 10,1-2 participam da missão de Cristo, do seu poder, mas também da sua sorte – Mt 10,25; Jo 15,20. Através de todos esses atos, Cristo prepara e constrói a sua Igreja. ’ – CIC 765.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelos nossos antepassados que nos legaram a vivência coerente da fé e das virtudes em vós, Senhor, para mantermos acesa a chama do vosso amor em tudo que empreendermos... Graças Pai! Graças Pai pela carta de São Paulo a Timóteo que atesta e nos revela a importância dos seus antepassados na fé que expressavam e testemunhavam– 2Tm 1,1-8; fé que os capacitou e que nos capacita para seguir, servir e anunciar Jesus, vosso Filho amado, nosso Salvador, proclamando a todos que o vosso Reino de Amor está próximo de todos nós! Amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Santo, ajuda-nos Senhor na unção e na força de vosso Espírito Santo para que a vossa Palavra e a Santa Eucaristia nos fortaleçam na fé e no testemunho de uma vida pautada na esperança e no amor, para que produzamos frutos de santidade recebendo e acolhendo a todos, na paz e no amor de Jesus Cristo nosso Senhor, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos servos corajosos no anúncio do Evangelho do Senhor, amém!

Santos Timóteo e Tito, rogai a Deus por nós, para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

            Brasília-DF., 26 de janeiro de 2017
                       Ana Miranda Bessa



Nenhum comentário:

Postar um comentário