9.1.17

O BATISMO DE JESUS POR JOÃO - MATEUS 3,13-17 - REFLEXÃO DIÁRIA



Vamos ao médico ou para fazermos uma prevenção ou para sermos curados de alguma enfermidade; vamos à escola desde crianças para aprendermos e adquirirmos conhecimentos e etc.. Em tudo que realizamos, é por uma causa que gera um resultado...

A Constituição de um País regulamenta a vida dos cidadãos quanto aos direitos e obrigações, aliada com a Justiça que os disciplina para uma convivência harmoniosa entre todos... E assim é com a Palavra de Deus Criador desde os primórdios da humanidade, fecundada no meio familiar das comunidades que acreditam, confiam e esperam em nosso Deus e Pai !

João Batista ao ver Jesus vir a ele para ser batizado, sentiu-se constrangido porque sabia a origem de Jesus, a fonte de onde procedia e a sua missão, mas Jesus, obediente à Lei de Deus justifica sua vontade, no que João concorda como nos diz Mateus no Evangelho de hoje:

'Naquele tempo, Jesus veio da Galileia para o rio Jordão, a fim de se encontrar com João e ser batizado por ele. Mas João protestou, dizendo: “Eu preciso ser batizado por ti, e tu vens a mim?”
                                              


Jesus, porém, respondeu-lhe: “Por enquanto deixa como está, porque nós devemos cumprir toda a justiça!” E João concordou. Depois de ser batizado, Jesus saiu logo da água. Então o céu se abriu e Jesus viu o Espírito de Deus, descendo como pomba e vindo pousar sobre ele.

E do céu veio uma voz que dizia: “Este é o meu Filho amado, no qual eu pus o meu agrado”'. Mateus 3,13-17.

Dentre outros, diz-nos a Igreja: ‘Todas as prefigurações da antiga aliança encontram a sua realização em Cristo Jesus. Ele começa a sua vida pública depois de ter-se feito batizar por S. João Batista no Jordão – Mc 3,13, e após a sua ressurreição confere esta missão aos apóstolos: “Ide, pois, fazei que todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei” – Mt 28,19-20; Mc 16,15-16’.CIC 1223.


Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque está em nossa fronte pela força e unção de vosso Espírito Santo desde o nosso batismo a nossa pertença ao Senhor, porque fomos inseridos em vós: somos cristãos, somos da vossa família, herdeiros de Cristo que nos estendeu a graça de sermos vossos filhos amados – Gl 4, 1-7. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós Mãe e pelos ‘batizados que não conheceram ou abandonaram a fé’, amém!

          Brasília-DF., 09 de janeiro de 2017

                   Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário