24.1.17

A VERDADEIRA FAMÍLIA DE JESUS - MARCOS 3,31-35 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a Memória de São Francisco de Sales – Bispo e Doutor da Igreja. Francisco – França,1567-1622, bispo de Genebra, foi homem de muita cultura, grande orador e escritor, além de mestre da espiritualidade. É um dos fundadores da Ordem da Visitação e o padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos.
Liturgia

Através da árvore genealógica pode-se identificar os nossos antepassados, e quando se mora em uma pequena comunidade onde pessoas se casam com primos, além da identidade e da consanguinidade próximos, poderá ficar  patenteada a similaridade física entre uns e outros...

Todas as famílias herdam um selo indelével que se perpetuará por gerações, reconhecido e analisado geneticamente pela Ciência como DNA e a misturinha desta divina herança nos faz irmãos uns dos outros ... Deus nos criou à sua imagem e semelhança - Gn 1,26 e em Jesus Cristo vivemos, nos movemos e existimos - At 17,28, pois somos  filhos amados de Deus, herdeiros da paternidade celeste que nos faz famílias para sermos: irmão, irmã e mãe de Jesus desde que façamos a vontade de nosso Deus Pai como ele mesmo, Jesus, nos diz no Evangelho de hoje, narrado por Marcos:

'Naquele tempo, chegaram a mãe de Jesus e seus irmãos. Eles ficaram do lado de fora e mandaram chamá-lo. Havia uma multidão sentada ao redor dele. Então lhe disseram: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora à tua procura”.

                                                            



Ele respondeu: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos? ” E olhando para os que estavam sentados ao seu redor, disse: “Aqui estão minha mãe e meus irmãos. Quem faz a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”.' Marcos 3,31-35.


Diz-nos a Igreja: ‘A isto objeta-se por vezes que a Escritura menciona irmãos e irmãs de Jesus – Mc 3,31-35; 6,3; 1Cor 9,5; Gl 1,19. A Igreja sempre entendeu que essas passagens não designam outros filhos da Virgem Maria: com efeito, Tiago e José, “irmãos de Jesus” – Mt 13,55, são os filhos de uma Maria discípula de Cristo – Mt 27,56 que significativamente é designada como “a outra Maria” – Mt 28,1. Trata-se de parentes próximos de Jesus, consoante uma expressão conhecida do Antigo Testamento – Gn 13,8; 14,16; 29,15 etc. CIC 500.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai pelas famílias que nos destes e que com seus testemunhos de fé e de vida, nos ensinaram a acreditar, confiar e esperar em vós, graças Pai! Graças Pai, pela diversidade de dons que pela unção e pela força de vosso Espírito Santo, concedes a cada um de nós e que muitas vezes se revelaram conflitantes, mas nos olhas sempre e a vossa misericórdia nos foi derramada e nos reconciliou, para que no seio primeiro da nossa vida que é o meio familiar, pudéssemos aprender a ser misericordiosos com os irmãos consanguíneos, e com esta vivência fraterna, ajuda-nos Senhor, para que  possamos estender a vossa misericórdia aos irmãos, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que como a Senhora, façamos a vontade de Deus Pai e sejamos irmãos de Jesus Cristo e de todos - unidos, fraternos e misericordiosos, membros da vossa Sagrada Família de Nazaré: Família de Deus! Amém!

São Francisco de Sales, rogai a Deus por nós para que anunciemos e testemunhemos Jesus, sem impedimentos, aonde quer que nós estejamos, amém!

                 Brasília-DF., 24 de janeiro de 2017
                        Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário