28.1.17

A TEMPESTADE ACALMADA - MARCOS 4,35-41 - REFLEXÃO DIÁRIA



A igreja celebra a Memória de Santo Tomás de Aquino - Presbítero e Doutor da Igreja. Tomás - Itália, 1226-1274, frade dominicano, aprofundando-se nos estudos filosóficos e teológicos, elaborou a síntese do seu pensamento na Suma Teológica, obra que exerceu influência determinante sobre os séculos seguintes. Pessoa amável e amiga dos confrades, dedicou sua vida à oração, à pregação e ao ensino. Liturgia

Sabemos o quanto é bom poder contar com as pessoas que convivemos, porque vamos conhecendo suas impressões, possibilidades, aptidões, às quais, na rotina do nosso dia a dia, nos momentos de congraçamento, nos inusitados, atribulados e etc., poderão nos ajudar... Mas, diante dos nossos limites humanos, só mesmo em  Deus podemos buscar auxílio!

Jesus se deu a conhecer aos seus apóstolos e estes, sabiam quem Ele era... Assim que a noite já vinha chegando, Jesus se encontrava na barca com eles, e o mar revolto pelo vento forte  amedrontou os apóstolos, como amedrontaria a qualquer um de nós ... Com as  ondas agitadas,  eles acordaram Jesus - que cansado pela missão do dia, dormia serenamente, cobrando dele uma atitude que os beneficiasse e Jesus os socorreu...

Jesus é misericordioso e foi enviado pelo nosso Deus e Pai para nos dar  vida, e vida abundante – Jo 10,10 e a deu prioritariamente quando solicitado pelos apóstolos, para só depois, os admoestar pelo medo e pela falta de fé daqueles, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:
                                                 



'Naquele dia, ao cair da tarde, Jesus disse a seus discípulos: “Vamos para a outra margem! ” Eles despediram a multidão e levaram Jesus consigo, assim como estava na barca. Havia ainda outras barcas com ele. Começou a soprar uma ventania muito forte e as ondas se lançavam dentro da barca, de modo que a barca já começava a se encher. Jesus estava na parte de trás, dormindo sobre um travesseiro. Os discípulos o acordaram e disseram: “Mestre, estamos perecendo e tu não te importas? ” Ele se levantou e ordenou ao vento e ao mar: “Silêncio! Cala-te! ” O vento cessou e houve uma grande calmaria. Então Jesus perguntou aos discípulos: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé? ” Eles sentiram um grande medo e diziam uns aos outros: “Quem é este, a quem até o vento e o mar obedecem? ”' Marcos 4,35-41.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças porque nos amas com amor eterno – Sl 136; escutas o nosso chamado e sois sempre amigo amável e gentil para conosco - Jo 15,15 e  quando somos atribulados e vos invocamos, sempre vens em nosso auxílio, como viestes na minha vida, na vida da minha família e dos nossos familiares - Jer 29,12-13, graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, por Jesus Cristo vosso amado Filho, ajuda-nos Senhor para que na força de vosso Espírito Santo perseveremos na fé e acreditando, confiando e esperando em vós, sejamos livres do medo – que aparentemente nos afasta da vossa graça, infundindo em nós ó Pai, a certeza de que Jesus está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós para que tenhamos uma fé  verdadeira, firme e forte no Senhor! Amém!

Santo Tomás de Aquino, rogai a Deus por nós para que sejamos perseverantes na oração que nos leva à fé, para anunciarmos e testemunharmos Jesus Cristo! Amém!

           
         Brasília-DF., 28 de janeiro de 2017
                    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário