30.1.17

O POSSESSO DE GERASA - MARCOS 5,1-20 - REFLEXÃO DIÁRIA






Descansar na tranquilidade e na serenidade de Deus e de Jesus - Sl 62, mesmo em meio às dificuldades e tribulações, é a aspiração de todo bom cristão ... A caminhada não é pelo caminho largo..., mas pelo estreito, como nos diz Jesus – Mt 7,13, onde se comprova a nossa adesão ao Senhor para alcançarmos a fé e nela permanecer perseverantes, como perseveraram os nossos ancestrais, desde Abraão – Hb 11.

Nosso Deus e Pai, enviou-nos seu Filho amado, para nos curar, nos livrar de todo mal – Jo 3,16 e nos reconciliar com ele – 2Cor 5,18, devolvendo-nos a dignidade de filhos amados...

Deus é Amor - 1Jo 4,15-16, ele nos criou e somos seus; trazemos em nós a semente divina desde a nossa concepção e que por uma autossuficiência, um desvio de caminho nosso, poderá ficar adormecida, obscurecida, abrindo brechas para o maligno adentrar como estava o genesareno do Evangelho de hoje, narrado por Marcos:

                                          

'Naquele tempo, Jesus e seus discípulos chegaram à outra margem do mar, na região dos gerasenos. Logo que saiu da barca, um homem possuído por um espírito impuro, saindo de um cemitério, foi a seu encontro. Esse homem morava no meio dos túmulos e ninguém conseguia amarrá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes tinha sido amarrado com algemas e correntes, mas ele arrebentava as correntes e quebrava as algemas. E ninguém era capaz de dominá-lo. Dia e noite ele vagava entre os túmulos e pelos montes, gritando e ferindo-se com pedras. Vendo Jesus de longe, o endemoninhado correu, caiu de joelhos diante dele e gritou bem alto: “Que tens a ver comigo, Jesus, Filho do Deus altíssimo? Eu te conjuro por Deus, não me atormentes! ” Com efeito, Jesus lhe dizia: “Espírito impuro, sai desse homem! ” Então Jesus perguntou: “Qual é o teu nome? ” O homem respondeu: “Meu nome é ‘Legião’, porque somos muitos”. E pedia com insistência para que Jesus não o expulsasse da região. Havia aí perto uma grande manada de porcos, pastando na montanha. O espírito impuro suplicou, então: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. Jesus permitiu. Os espíritos impuros saíram do homem e entraram nos porcos. E toda a manada — mais ou menos uns dois mil porcos — atirou-se monte abaixo para dentro do mar, onde se afogou. Os homens que guardavam os porcos saíram correndo e espalharam a notícia na cidade e nos campos. E as pessoas foram ver o que havia acontecido. Elas foram até Jesus e viram o endemoninhado sentado, vestido e no seu perfeito juízo, aquele mesmo que antes estava possuído pela Legião. E ficaram com medo. Os que tinham presenciado o fato explicaram-lhes o que havia acontecido com o endemoninhado e com os porcos. Então começaram a pedir que Jesus fosse embora da região deles. Enquanto Jesus entrava de novo na barca, o homem que tinha sido endemoninhado pediu-lhe que o deixasse ficar com ele. Jesus, porém, não permitiu. Entretanto, lhe disse: “Vai para casa, para junto dos teus e anuncia-lhes tudo o que o Senhor, em sua misericórdia, fez por ti”. E o homem foi embora e começou a pregar na Decápole tudo o que Jesus tinha feito por ele. E todos ficavam admirados. ’ Marcos 5,1-20.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus,  graças Pai pela fé que herdamos dos nossos ancestrais; que vivenciamos e experienciamos com os nossos pais e hoje a testemunhamos ao caminhar junto do Senhor, porque acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo para que perseveremos em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida, que nos conduz a vós – Jo 14,6! Ajuda-nos ó Pai, aumente a nossa fé  - Lc 17,5 para que anunciemos e testemunhemos a vossa misericórdia e as graças recebidas em nossas vidas, aonde quer que nós estejamos, amém!

Graças Pai, pela alegria no aniversário de nossa filha, hoje esposa e mãe, tementes a vós; é filha carinhosa, mãe afetuosa e dedicada de nossos netinhos, graças Pai!  Graças Pai, porque o amor edifica, constrói, multiplica e a nossa felicidade é completa! Abençoe-a Senhor, com a vossa luz e graça! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que sempre focados em Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador - luz do mundo Jo 8,12, sejamos ‘livres de tudo que nos aliene e diminui’, amém!

          Brasília-DF., 30 de janeiro de 2017
                    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário