17.1.17

ARRANCANDO ESPIGAS NO SÁBADO - MARCOS 2,23-28 - REFLEXÃO DIÁRIA





A Igreja celebra a Memória de Santo Antão – Pai da Vida Monacal. Antão – Egito, 250-356, ilustre monge da Igreja, deixou-se cativar pelo apelo de Jesus: “Se queres ser perfeito, vende teus bens, dá aos pobres e segue-me”. Sensível aos problemas de seu tempo, colaborou para o bem comum e zelou pelas necessidades do povo.
Liturgia

Compadecer-se com a necessidade do outro - a exemplo de tantos e de Santo Antão - é sentir-se capaz de amenizar, solucionar a questão que o aflige, especialmente quando se trata de alimento, sustento e capacitação da mente e do corpo ... O bem do outro, é o nosso próprio bem; é o estar em equilíbrio com a natureza divina que se doa a todos, indistintamente... Para o bem do outro, se necessário for, devemos deixar de lado o legalismo religioso, pois o amor é superior à lei e o socorrer os irmãos deve sobrepor àquele, tendo em vista o que Jesus nos propõe vivenciar: “Misericórdia quero, e não sacrifício” – Mt 9,12 .

Jesus vem nos revelar o Pai – Lc 10,21 e como o Pai é compassivo – Sl 103,8, Jesus, como Filho amado é também compassivo como o Pai e nos exorta a sermos também compassivos e misericordiosos – Lc 6,36, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:


'Jesus estava passando por uns campos de trigo, em dia de sábado. Seus discípulos começaram a arrancar espigas, enquanto caminhavam. Então os fariseus disseram a Jesus: “Olha! Por que eles fazem em dia de sábado o que não é permitido? ”

Jesus lhes disse: “Por acaso, nunca lestes o que Davi e seus companheiros fizeram quando passaram necessidade e tiveram fome? Como ele entrou na casa de Deus, no tempo em que Abiatar era sumo sacerdote, comeu os pães oferecidos a Deus, e os deu também aos seus companheiros? No entanto, só aos sacerdotes é permitido comer esses pães”.

                                                               



E acrescentou: “O sábado foi feito para o homem, e não o homem para o sábado. Portanto, o Filho do Homem é senhor também do sábado”.' Marcos 2,23-28.

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno - Sl 136 e vindo ao nosso encontro, nos dignificas em nossas necessidades.... Graças, Pai! Graças Pai, porque reconhecemos a vossa bondade para conosco e vos pedimos: ajuda-nos Senhor na força de vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para discernir e agir segundo a vossa vontade e assim dignifiquemos os irmãos que sofrem, compartilhando com eles os bens e dons que nos concedes, para vivermos cada dia na graça do vosso amor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe, para que seguindo o exemplo de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador, e de Santo Antão, sejamos sempre fraternos, solidários e misericordiosos para com os irmãos! Amém!

Santo Antão, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!
                  

               Brasília-DF., 17 de janeiro de 2017 
                           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário