7.1.17

AS BODAS DE CANÁ - JOÃO 2,1-11 - REFLEXÃO DIÁRIA






A falta do vinho nas Bodas de Caná me fez lembrar os mato-grossenses da minha época e já ouvi que os mineiros e outros são muito previdentes com relação aos eventos sociais que promovem, programando fartamente os comes e bebes para sobrarem e os convidados que queriam, poderiam levar para casa... Mas com Jesus, seria imprevisível porque aonde ele se encontrava, multidões se aglomeravam...

Jesus sabe tudo – Jo 21,17, mas em muitos eventos ele quer a nossa manifestação explicita e Maria sua Mãe ao perceber que o vinho havia acabado, comunicou o fato a ele porque ela sabia que ele a atenderia e assim aconteceu como nos narra João no Evangelho de hoje:                                        



'Naquele tempo, houve um casamento em Caná da Galileia. A mãe de Jesus estava presente. Também Jesus e seus discípulos tinham sido convidados para o casamento. Como o vinho veio a faltar, a mãe de Jesus lhe disse: “Eles não têm mais vinho”. Jesus respondeu-lhe: “Mulher, por que dizes isto a mim? Minha hora ainda não chegou”. Sua mãe disse aos que estavam servindo: “Fazei o que ele vos disser”. Estavam seis talhas de pedra colocadas aí para a purificação que os judeus costumam fazer. Em cada uma delas cabiam mais ou menos cem litros. Jesus disse aos que estavam servindo: “Enchei as talhas de água”. Encheram-nas até a boca. Jesus disse: “Agora tirai e levai ao mestre-sala”. E eles levaram. O mestre-sala experimentou a água, que se tinha transformado em vinho. Ele não sabia de onde vinha, mas os que estavam servindo sabiam, pois eram eles que tinham tirado a água. O mestre-sala chamou então o noivo e lhe disse: “Todo mundo serve primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, serve o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora! ”

Este foi o início dos sinais de Jesus. Ele o realizou em Caná da Galileia e manifestou a sua glória, e seus discípulos creram nele.' João 2,1-11.

Diz-nos, entre outros, a Igreja: ‘ O sinal da água transformada em vinho em Caná – Jo 2,11 já anuncia a hora da glorificação de Jesus. Manifesta a realização da ceia das bodas no Reino do Pai, onde os fiéis beberão o vinho novo – Mc 14,25, transformado no Sangue de Cristo. ’ CIC 1335

Jesus nos revelou a vontade do Pai e oferece-nos o vinho novo da nossa salvação; enche-nos de esperança quanto a realidade do Reino de Deus, porque é o Senhor da vida abundante – Jo 10,10 ... Transforma água em vinho; multiplica pães e peixes para multidões – Mt 14,13-21; se faz pão que se transforma com seu próprio sangue em seu próprio corpo – Lc 22,19-20 para nos nutrir espiritualmente, nos fortalecer nas lutas do nosso dia a dia e nos transformar até chegarmos à sua estatura – Ef 4,13, porque assim o Pai deseja e quer para cada um de nós que o escuta – Mc 9,7 e procura fazer o que ele nos diz – Jo 2,5! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que onde quer que nós nos encontremos, sejamos sensíveis, misericordiosos, solidários e fraternos às necessidades das pessoas, amém!

        Brasília-DF., 07 de janeiro de 2017

                    Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário