13.1.17

O PARALÍTICO - MARCOS 2,1-12 - REFLEXÃO DIÁRIA




A história da nossa salvação nos revela que a desobediência à vontade de Deus o deixou indignado que sentenciou àqueles que embora vendo as suas obras estupendas para com eles, endureceram seus corações e que por isso, não entrariam em seu repouso – Hb 3-4. Mas, o amor e a grandeza misericordiosa e compassiva de nosso Deus e Pai nos deu uma segunda chance ao enviar-nos Jesus Cristo, seu Filho Unigênito – Jo 3,16 para reconciliar-nos com ele – 2Cor 5,18.

Em Jesus Cristo pelo Sacramento da Reconciliação, Ele tem o poder de perdoar pecados na terra – Mc 2,10 e exerce esse poder divino: “Teus pecados estão perdoados” – Mc 2,5; Lc 7,48, e além de perdoar os nossos pecados, ele cura as nossas enfermidades, nos reintegra à comunidade, dignificando-nos como filhos amados do Pai, como nos narra Marcos no Evangelho de hoje:
                                           


'Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: “Filho, os teus pecados estão perdoados”. Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: “Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus”. Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: “Por que pensais assim em vossos corações? O que é mais fácil: dizer ao paralítico: ‘os teus pecados estão perdoados’, ou dizer: ‘Levanta-te, pega a tua cama e anda’? Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados disse ele ao paralítico: eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!” O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: “Nunca vimos uma coisa assim”.' Marcos 2,1-12.

Entre outros, diz-nos a Igreja: ‘O Senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos, ele que remiu os pecados do paralítico e restituiu-lhe a saúde do corpo, quis que sua Igreja continuasse, na força do Espírito Santo, sua obra de cura e salvação, também junto de seus próprios membros. É esta a finalidade dos dois sacramentos de cura: o sacramento da Penitência e o sacramento da Unção dos Enfermos. ’ CIC 1421.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque em Jesus Cristo nos dás a vida abundante – Jo 10,10, basta que tenhamos fé e o procuremos para que nos acolha e nos perdoe – Jo 20,21-23, nos cure, nos liberte do mal e nos salve para a vida eterna! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos obedientes à vontade do Pai, vivendo as promessas de nosso Senhor Jesus Cristo para que sejamos merecedores e acolhidos, entremos e participemos de seu repouso, no seu Reino de Amor! Amém!

Brasília-DF., 13 de janeiro de 2017
       Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário