30.6.18
MATEUS 8,5-17 - O SERVO DO CENTURIÃO. A SOGRA DE PEDRO. CURAS DIVERSAS : REFLEXÃO DE ANINHA
A nossa confiança em relação a uma pessoa só se solidifica mediante a convivência contínua por um determinado período de tempo, através de um conhecimento e constatação de suas qualidades e virtudes pacíficas, frutuosas, relacionadas à sua conduta, ao seu modo de ser e de agir para com todos...
Jesus escolheu seus discípulos, conviveu com eles, ensinando-os e realizando as obras do Pai - Jo 4,34, para que eles assim as fizessem também...
Multidões seguiam Jesus por saberem de suas boas obras e serem beneficiadas por elas... Jesus veio para dar vida a todos os que o procuram e aceitam seu projeto de salvação - Jo 5,26-29!
Porém, mais de dois mil anos se passaram e muitos ainda não têm fé em Jesus Cristo, porque não acreditam, não confiam e nada esperam dele... Jesus, ensina e adverte, que assim como o rejeitam, serão também rejeitados no reino dos céus, morada eterna do Pai – Jo 14,1-3! Acolhamos a palavra que nos salva, narrada por Mateus no evangelho de hoje:
'Naquele tempo, quando Jesus entrou em Cafarnaum, um oficial romano aproximou-se dele, suplicando: “Senhor, o meu empregado está de cama, lá em casa, sofrendo terrivelmente com uma paralisia”. Jesus respondeu: “Vou curá-lo”. O oficial disse: “Senhor, eu não sou digno de que entres em minha casa. Dize uma só palavra, e o meu empregado ficará curado. Pois eu também sou subordinado e tenho soldados debaixo de minhas ordens. E digo a um: ‘Vai!’, e ele vai; e a outro: ‘Vem!’, e ele vem; e digo ao meu escravo: ‘Faze isto!’, e ele faz”. Quando ouviu isso, Jesus ficou admirado e disse aos que o seguiam: “Em verdade vos digo, nunca encontrei em Israel alguém que tivesse tanta fé.
Eu vos digo, muitos virão do oriente e do ocidente e se sentarão à mesa no reino dos céus, junto com Abraão, Isaac e Jacó, enquanto os herdeiros do reino serão jogados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. Então, Jesus disse ao oficial: “Vai! E seja feito como tu creste”. E naquela mesma hora o empregado ficou curado. Entrando Jesus na casa de Pedro, viu a sogra dele deitada e com febre. Tocou-lhe a mão, e a febre a deixou. Ela se levantou e pôs-se a servi-lo. Quando caiu a tarde, levaram a Jesus muitas pessoas possuídas pelo demônio. Ele expulsou os espíritos com sua palavra e curou todos os doentes, para que se cumprisse o que foi dito pelo profeta Isaías: “Ele tomou as nossas dores e carregou as nossas enfermidades”.' Mateus 8,5-17.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos testemunha que ‘a vossa graça não conhece fronteiras, é sem limite’ e está ao nosso alcance, basta que vos busquemos como o oficial romano que foi ao encontro de Jesus e intercedeu pelo seu servo e Jesus curou-o a distância em consideração ao testemunho de fé de seu intercessor... Graças Pai, porque Jesus aonde está e por onde passa, envolve-nos com a vossa graça; na casa de Pedro curou a sogra dele, e atendeu a todos aqueles que foram ao seu encontro, necessitados de cura e de libertação! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que restaure o nosso coração, o nosso ser, e aumente a nossa fé em vós e em nosso Senhor Jesus Cristo! Ajuda-nos Pai, a sermos dignos e merecedores do vosso amor e da vossa graça, curando as nossas enfermidades e libertando-nos de todo mal e dos maus! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que na intimidade da oração conheçamos melhor Jesus e a sua palavra, confiando nele sempre, vivenciando seus preceitos e ensinamentos, com fé, esperança e amor - 1Cor 13,13, anunciando-o e testemunhando-o às nações. Amém!
Brasília-DF., 30 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
29.6.18
MATEUS 8,1-4 - CURA DE UM LEPROSO : REFLEXÃO DE ANINHA
A nossa conduta, regra geral, pode expressar o nosso caráter e revelar as nossas intenções e propósitos para com as pessoas que nos circundam, afastando-as ou agregando-as ...
Nosso Deus e Pai, querendo que todos nós estejamos com ele, enviou-nos Anjos, Patriarcas, Profetas e na plenitude dos tempos, enviou-nos seu próprio Filho Jesus, para nos resgatar e reconciliar com ele, porque nos ama com amor eterno – Jo 3,16; Hb 9,15; 1 Pd 1,18-19; 2Cor 5,18; Sl 136!
Meditamos ontem que quem ama cuida, respeita as pessoas... Hoje, Jesus, que ama como o Pai, assim nos testemunha ao acolher o leproso duplamente punido a viver longe dos familiares e do Templo; toca-o com a sua mão - porque a vida humana está acima da lei e o cura, reintegrando-o à sociedade e à participação da vida religiosa...
'Tendo Jesus descido do monte, numerosas multidões o seguiam. Eis que um leproso se aproximou e se ajoelhou diante dele, dizendo: “Senhor, se queres, tu tens o poder de me purificar”. Jesus estendeu a mão, tocou nele e disse: “Eu quero, fica limpo”. No mesmo instante, o homem ficou curado da lepra. Então Jesus lhe disse: “Olha, não digas nada a ninguém, mas vai mostrar-te ao sacerdote e faze a oferta que Moisés ordenou, para servir de testemunho para eles”.' Mateus 8,1-4.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque o Senhor age em e por Jesus – Jo 5,36; 10,30, fazendo novas todas as coisas 2Cor 5,17, e segundo a sua promessa, continua no meio de nós – Mt 28,20, estendendo e ampliando às gerações, descobertas e tratamentos novos para cura do nosso corpo e das nossas enfermidades, priorizando a vida, o nosso bem-estar! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e entendimento para vivenciarmos os novos tempos, ‘livres do medo, do egoísmo e da indiferença perante as injustiças e exclusões’. Ajuda-nos, ó Pai, a irmos ao encontro de Jesus e a sermos como ele, acolhedores, fraternos, solidários com os irmãos que sofrem, ajudando-os em suas necessidades...
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e pelos ‘governantes para que tenham disposição e boa vontade para resolver os problemas da saúde pública, socorrendo os doentes que estão nas filas dos hospitais e aqueles sem acesso a atendimento médico’, amém!
Brasília-DF., 29 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
28.6.18
MATEUS 7,21-29 - OS VERDADEIROS DISCÍPULOS. CONCLUSÃO DO DISCURSO : REFLEXÃO DE ANINHA
Sabemos que quem ama cuida, respeita a pessoa amada e Deus nos concede a graça de vivenciarmos esta verdade com nossos pais, nosso cônjuge, nossos filhos, familiares, amigos, irmãos na fé...
O amor, a atenção e o cuidado de nosso Deus e Pai para conosco e com nossos queridos nos levam a testemunhar a todos que temos um Pai misericordioso que mesmo conhecendo as nossas fraquezas se compadece de nós e está sempre acessível para nos acolher, perdoar, basta que deixemo-nos guiar pela sua palavra, seus preceitos...
Quando somos obedientes, estaremos compartilhando a sabedoria e a experiência daqueles que nos ensinam e assim poderemos ter mais confiança naquilo que empreenderemos... Se fomos obedientes aos nossos pais, aos nossos superiores, sejamos, pois, obedientes a Jesus, seguindo os seus conselhos, amando-o, guardando a sua palavra e vivenciando-a no nosso dia a dia!
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Nem todo aquele que me diz: ‘Senhor, Senhor’ entrará no reino dos céus, mas o que põe em prática a vontade de meu Pai que está nos céus. Naquele dia, muitos vão me dizer: ‘Senhor, Senhor, não foi em teu nome que profetizamos? Não foi em teu nome que expulsamos demônios? E não foi em teu nome que fizemos muitos milagres?’ Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal.
Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as põe em prática é como um homem prudente, que construiu sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos deram contra a casa, mas a casa não caiu, porque estava construída sobre a rocha. Por outro lado, quem ouve estas minhas palavras e não as põe em prática é como um homem sem juízo, que construiu sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, vieram as enchentes, os ventos sopraram e deram contra a casa, e a casa caiu, e sua ruína foi completa!” Quando Jesus acabou de dizer essas palavras, as multidões ficaram admiradas com seu ensinamento. De fato, ele as ensinava como quem tem autoridade e não como os mestres da lei.' Mateus 7,21-29.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos aconselha a vivermos diante de vós e dos irmãos com sinceridade e pureza de alma e de coração, firmando-nos e fundamentando-nos na rocha, que é ele, Jesus, vosso Filho Amado a quem o Senhor nos diz para ouvi-lo – Mt 17,5! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força e no amor do vosso Espírito Santo, alicerçai-nos ‘na verdade, para guardarmos inabaláveis a fé’, perseverarmos até o fim e permanecermos em unidade convosco, com a Igreja e a comunidade... Ajuda-nos, Pai, a fazermos a vossa vontade para sermos merecedores da vossa graça e participemos do vosso reino de amor! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos obedientes e prudentes em nossas ações, seguindo os conselhos e ensinamentos de Jesus, amém!
Santo Irineu – Bispo e Mártir – Esmirna, atual Turquia, 130 – Gália, atual França, 202, último representante da geração dos apóstolos e primeiro teólogo da Igreja, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém
Brasília-DF., 28 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
27.6.18
MATEUS 7,15-20 - OS FALSOS PROFETAS. A ÁRVORE E OS FRUTOS : REFLEXÃO DE ANINHA
Na minha adolescência, a boa ou má conduta dos jovens, poderia ser reconhecida através do jargão ‘diga-me com quem andas que eu te direi, quem és’... Adulta, aprendi que a insegurança do adolescente o leva a buscar apoio com seus semelhantes, ou seja, jovens da mesma idade dos quais poderiam absolver seus gestos e modos de ser... Infelizmente, a mídia nos tem revelado a morte prematura de muitos jovens, que provavelmente preferiram seguir falsos caminhos...
Nos capítulos 5-7 do evangelista Mateus, Jesus nos apresenta seu discurso: o Sermão sobre a Montanha, onde ‘expôs o espírito novo do Reino de Deus..., representando o aprofundamento, a interiorização do amor a Deus e ao próximo e os deveres da piedade...’.
Caríssimos, meditaremos amanhã o encerramento do discurso de Jesus onde ele nos ensina a distinguir os verdadeiros discípulos... E, hoje, ele nos adverte sobre os falsos profetas e os maus frutos ...
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Cuidado com os falsos profetas: eles vêm até vós vestidos com peles de ovelha, mas por dentro são lobos ferozes. Vós os conhecereis pelos seus frutos. Por acaso se colhem uvas de espinheiros ou figos de urtigas? Assim, toda árvore boa produz frutos bons, e toda árvore má produz frutos maus.
Uma árvore boa não pode dar frutos maus, nem uma árvore má pode produzir frutos bons. Toda árvore que não dá bons frutos é cortada e jogada no fogo. Portanto, pelos seus frutos vós os conhecereis”.' Mateus 7,15-20.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina como sermos ‘cristãos autênticos nos fazendo ser conhecidos por nossas obras, sobretudo pelo anúncio e vivência da justiça e da caridade’, seguindo o seu caminho, a sua verdade que nos conduz à vida eterna, a vós, ó Pai – Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria e entendimento, dons, virtudes e bons frutos para vivenciarmos os vossos preceitos! Abençoa-nos, ó Pai, e ajuda-nos a sermos profetas verdadeiros, justos, fraternos, doando-nos em favor do vosso Reino, anunciando-o e testemunhando-o às nações! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo e mestra, que em tudo fez a vontade de Deus – Lc 1,38; Mt 12,46s, rogai por nós; rogai pelo Brasil e pelo mundo; rogai pelas famílias; pelos jovens, e ajuda-nos Mãe, a fazermos a vontade do Pai em gestos, palavras e ações! Amém!
Brasília-DF., 27 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
26.6.18
MATEUS 7,6.12-14 - NÃO PROFANAR AS COISAS SANTAS. A REGRA DE OURO. OS DOIS CAMINHOS : REFLEXÃO DE ANINHA
Assim como os irmãos de sangue, filhos dos mesmos pais têm dons e condutas diferenciados, nós como cristãos filhos de nosso Deus e Pai, também temos modos distintos uns dos outros, mas o liame do amor e da fé nos capacita a aceitarmo-nos, reciprocamente...
Jesus nos adverte com três conselhos para que os seguindo possamos nos precaver de possíveis contratempos... Dar coisas santas aos cães, pérolas aos porcos, por mais paradoxal que possa ser, nos ensinam a prudência quanto a forma de como devemos tratar as pessoas que não pensam como nós, ’sem discutir suas opiniões’, evitar confrontos...O amar ao próximo nos enseja uma empatia, respeito, cuidado, zelo, simplicidade de coração que nos levam a desejar ao outro somente coisas boas, é fazer a vontade do Senhor - Mt 22,34-40! A porta estreita, o caminho apertado, para mim, simbolizam a nossa perseverança no caminho e seguimento de Jesus, mesmo em meio às dificuldades...
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não deis aos cães as coisas santas nem atireis vossas pérolas aos porcos, para que eles não as pisem com os pés e, voltando-se contra vós, vos despedacem.
Tudo quanto quereis que os outros vos façam, fazei também a eles. Nisto consiste a lei e os profetas. Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso é o caminho que leva à perdição, e muitos são os que entram por ele! Como é estreita a porta e apertado o caminho que leva à vida! E são poucos os que o encontram!” Mateus 7,6.12-14.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a nos ‘mantermos fiéis a vós nas dificuldades, perseverar no testemunho do evangelho e a permanecer no vosso caminho’! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na graça e na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossa mente e em nosso coração a sabedoria para discernirmos a vossa vontade e bem administrarmos nossos dons, virtudes e frutos... Ajuda-nos, ó Pai, a vivenciarmos a vossa palavra, anunciando-a e testemunhando-a com amor, em gestos, palavras e ações, aonde quer que nós estejamos, amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a abstermo-nos... de tudo que seja causa de tropeço, de queda ou enfraquecimento para o irmão’ – Rm 14,21, amando-os e respeitando-os, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!
Brasília-DF., 26 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
25.6.18
MATEUS 7,1-5 - NÃO JULGAR : REFLEXÃO DE ANINHA
Jesus nos diz que ele é uno com o Pai - Jo 10,30 e na iminência de voltar ao Pai ora pelos seus discípulos para que sejam um com ele, como ele é um com o Pai – Jo 17,11.
Caríssimos, sendo Jesus Cristo tudo em todos – Cl 3,10-11; o sermos dele – Gl 3,27s; nele movermos e existirmos – At 17,28 e nele, as divisões pessoais desaparecem – Mt 19,4s, unidos a ele constituímos com ele um só espírito – 1 Cor 6,17! Portanto, tudo que fizermos às pessoas, estaremos fazendo ao próprio Jesus – Mt 25,40!
Sabemos que o nosso corpo, alma e espírito constituem uma unidade: eu, você, todos nós que acreditamos, confiamos e esperamos em Deus... E, sendo nós, um com todos e todos com um, devemos nos respeitar mutuamente, amar, zelar, cuidar uns dos outros como cuidamos e zelamos de nós mesmos, porque assim nos adverte Jesus no evangelho de hoje, narrado por Mateus:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Não julgueis e não sereis julgados. Pois vós sereis julgados com o mesmo julgamento com que julgardes; e sereis medidos com a mesma medida com que medirdes.
Por que observas o cisco no olho do teu irmão e não prestas atenção à trave que está no teu próprio olho? Ou como podes dizer ao teu irmão: ‘Deixa-me tirar o cisco do teu olho’, quando tu mesmo tens uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu próprio olho e então enxergarás bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.' Mateus 7,1-5.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos revelar mistério tão profundo, dignificando-nos, co-edificando-nos como vossa habitação, templo do Espírito Santo – 1Cor 3,16; Ef 2,22. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos dê sabedoria para compreendermos e vivenciarmos o amor a vós e ao próximo no seguimento de Jesus – Mt 22,34-40. Ajuda-nos ó Pai para que ‘evitemos o julgamento e vivamos a busca constante de conversão’. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a vivermos em harmonia uns com os outros, vendo além para enxergarmos os dons e virtudes de todos, porque somos irmãos, filhos e filhas do mesmo Pai - Jo 1,12; Ef 4,1-6! Amém!
Brasília-DF., 25 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
24.6.18
LUCAS 1,57-66.80 : 'NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA' - REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA
'A Igreja celebra, neste domingo, o nascimento de São João Batista, pela sua especial importância na história do Povo de Deus. Além do nascimento de Jesus e de Maria, o calendário litúrgico da Igreja celebra apenas o nascimento de São João Batista. Por isso, a Liturgia da Palavra, própria desta solenidade, nos apresenta o seu nascimento e a sua missão profética.
O profeta Isaías se refere à figura do “servo” do Senhor, comumente denominada, “servo de Javé”. Sua missão profética vem de Deus, sendo por ele chamado “desde o ventre materno” (Is 49,1), “preparado desde o nascimento para ser seu servo” (Is 49,5). A atuação do “Servo” vai além de Israel. Isaías destaca a universalidade de sua missão profética, enquanto “luz das nações”, a fim de que a “salvação chegue aos confins da terra”. A profecia de Isaías a respeito do “Servo” se cumpre plenamente em Jesus Cristo, mas se aplica, ao menos em parte, a todo verdadeiro profeta. Por isso, esse trecho é escolhido para a natividade de S. João Batista.
S. Paulo se dirige aos judeus de Antioquia da Pisídia, na sinagoga da cidade, num sábado, anunciando que Jesus Cristo é o Salvador (At 13,23). Para tanto, ele se refere a Davi e a João Batista, pondo em relevo a missão de preparar o povo para acolher Jesus, realizada por João. Paulo esclarece que João Batista não é o Messias esperado, ao contrário do que alguns acreditavam. Apesar da sua importância, João Batista não ocupa o lugar de Jesus; ao contrário, veio conduzir o povo a Jesus. Por isso, a celebração do seu nascimento, hoje, deve também nos levar a sermos discípulos de Cristo.
O Evangelho segundo Lucas relata o fato que motiva a solenidade litúrgica de hoje, o nascimento de João Batista, motivo de alegria e de admiração para os vizinhos. Sua mãe, Isabel, era estéril e, assim como o marido Zacarias, estava em idade avançada. O menino recebe de seus pais um nome que não era comum e, por isso, questionado pelas pessoas. Zacarias, o pai do menino, se põe “a louvar a Deus” (Lc 1,64). O povo admirado se perguntava: “o que virá a ser deste menino?” (Lc 1,66). E o texto proclamado se conclui com a afirmação de que “a mão do Senhor estava com ele”, como ocorreu com os grandes profetas.
Perante o nascimento de S. João Batista e o nascimento de cada criança, reconhecemos que a vida é dom de Deus a ser acolhido com alegria e responsabilidade e, por isso, rezamos, com o Salmo 138: “Eu vos louvo e vos dou graças, ó Senhor, porque de modo admirável me formastes!”. É preciso hoje, valorizar e defender a vida, desde a concepção até o seu fim natural. Bendito seja Deus pelo dom da vida!'
PALAVRA DO PASTOR
NATIVIDADE DE SÃO JOÃO BATISTA
Dom Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.
Em, 24 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
23.6.18
MATEUS 6,24-34 - O DINHEIRO. OS LÍRIOS DO CAMPO : REFLEXÃO DE ANINHA
Contemplando a beleza do cosmos onde tudo funciona harmoniosamente, nosso Deus e Pai assim deve ter desejado para nós, criados à sua imagem e semelhança...
Após a desobediência de Adão e Eva, Deus lhes determinou, dentre outros, que deveriam trabalhar o solo, e dali, com trabalho e suor do rosto, retirariam o produto para se alimentarem– Gn 3. Os homens se multiplicaram, o tempo passou, criaram-se tecnologias, insumos e etc., que facilitam o cultivo do solo, tendo como base de troca, o dinheiro...
Como as desigualdades aumentaram para homens e mulheres, com muitos bens nas mãos de poucos, e poucos bens nas mãos de muitos, Jesus nos foi enviado por Deus para ensinar-nos o que agrada ao Pai – Jo 8,29. Podemos ter muito dinheiro, mas devemos ser canais de graças com o que possuímos para fazê-lo multiplicar em bens e serviços... Em assim procedendo, não estaremos à serviço do dinheiro, visando apenas lucros desmesurados, acumulando, como as estórias em quadrinhos do tio Patinhas da Disney, do meu tempo; não colocaríamos o dinheiro como um ‘ídolo, nem como um bem maior na nossa vida’, mas sim, deve ser colocado a serviço, em partilha, para ajudar a muitos...
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar com isso?
E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém eu vos digo, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?’ Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.' Mateus 6,24-34.
Diz-nos a Igreja que ‘O Pai, que nos dá a vida, não pode deixar de nos dar o alimento necessário à vida, todos os bens “úteis”, materiais e espirituais. No Sermão da Montanha, Jesus insiste nesta confiança filial que coopera com a Providência de nosso Pai – Mt 6,25-34. Não nos exorta a nenhuma passividade – 2Ts 3,6-13, mas quer libertar-nos de toda inquietação e de toda preocupação. É esse o abandono filial dos filhos de Deus: a quem tem Deus, nada falta! CIC 2830.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque verdadeiramente sois Onisciente, Onipotente, Onipresente, tudo sabes e nos conheces porque tudo criastes e tudo procede de vós – Sl 139! Graças Pai, porque envias pessoas, como anjos, para nos ajudar em nossas necessidades ... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria e discernimento para compreender que o Senhor, em Cristo Jesus, está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Pai, acalma e apazígua a nossa mente e o nosso coração para quando nos momentos difíceis da nossa vida, vos busquemos na intimidade da oração, confiando e esperando na vossa divina providência! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a estarmos atentos às nossas responsabilidades cristãs’, sendo misericordiosos, solidários, fraternos, ajudando-nos mutuamente em famílias, em comunidade, como filhos amados do Pai e irmãos em Cristo, amém!
Brasília-DF., 23 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
22.6.18
MATEUS 6,19-23 - TESOURO DO CÉU. OLHO SÃO : REFLEXÃO DE ANINHA
O Salmo 1 nos aponta dois caminhos a seguir e nosso Deus e Pai que 'propõe, mas não impõe', deu-nos liberdade para escolher nosso próprio destino... 'A Lei por ele criada, foi dada aos homens para sua felicidade - Sl 19,8-15 e 119... Cabe a nós, decidirmos ou não por Deus'.
Anjos, Patriarcas, Profetas foram enviados por Deus que nos ama com amor eterno - Sl 136 para nos ensinar a fazer a sua vontade e na plenitude dos tempos, enviou-nos seu Filho unigênito Jesus Cristo - Jo 3,16, que em tudo fez a sua vontade, para vivermos uma vida nova, nele, Cristo - Jo 4,34; 6,38; 8,29; Rm 6,4; 2Cor 5,17!
Caríssimos, a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo - Jo 18-21 conforme as Escrituras, nos testemunham a realização do projeto de Deus para a nossa salvação, porque só Jesus tem palavras de vida eterna e nós cremos e reconhecemos que Ele é o Santo de Deus - Jo 6,67s, e Deus mesmo nos revela ser Jesus seu Filho amado - Mt 17,5 e nos pede para ouví-lo! Acolhamos a Palavra que nos salva:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem e os ladrões assaltam e roubam. Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem nem os ladrões assaltam e roubam. Porque onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. Se o teu olho está doente, todo o teu corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão”.' Mateus 6,19-23.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina o desapego; nascemos e morremos sem trazer, nem levar nada conosco, exceto as nossas escolhas, gestos, atitudes, nosso modo de ser de como aqui vivemos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai amado, envia-nos o vosso Espírito e dai-nos sabedoria para 'gerirmos os bens e dons que nos concedes, com o senso de honestidade, justiça e generosidade'. Dai-nos, ó Pai, um coração puro e simples para compreender, olhos para ver e ouvidos para ouvir a vossa palavra e fazer a vossa vontade! Amém
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a conscientizarmo-nos de que Jesus é o tesouro mais rico e precioso que o Pai nos concedeu porque é o Pão da vida - Jo 6,35.48.51; a luz que ilumina - Jo 12,8;
o Caminho que nos conduz a Ele; a Verdade que liberta e santifica; a Vida que nos faz unos com ele e com Deus - Jo 14,6; 10,30; 1Cor 6,17! Amém!
o Caminho que nos conduz a Ele; a Verdade que liberta e santifica; a Vida que nos faz unos com ele e com Deus - Jo 14,6; 10,30; 1Cor 6,17! Amém!
Brasília-DF., 22 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
Ana Miranda Bessa
21.6.18
MATEUS 6,7-15 - A ORAÇÃO. O PAI-NOSSO : REFLEXÃO DE ANINHA
O testemunho bíblico das pessoas que nos antecederam e que vivenciaram a presença do amor de Deus em suas vidas, nos possibilitam abrir a mente e o coração para acolher e olhar o futuro com a certeza de que a nossa vida e a vida dos nossos queridos estão e estarão sempre aos cuidados do coração amoroso, compassivo e misericordioso de nosso Deus e Pai – Sl 103,13; Os 11,3-4!
Nós que acreditamos, confiamos e esperamos em nosso Deus e Pai, sabemos que tudo que somos e temos procedem dele e para ele caminhamos – Jo 1,3; 1Cor 8,6! Quando queremos e aspiramos o bem para nós, o queremos também para todos pois Jesus ao compartilhar conosco seu Pai assim o fez ao 'sublinhar esta distinção como meu Pai e vosso Pai '– Os 11,1; Jo 20,17, deixando-nos o pai-nosso como modelo de oração:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais.
Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; venha o teu reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.' Mateus 6,7-15.
Caríssimos, '... a oração ao Pai-nosso toca nos pontos essenciais de nossa fé cristã. Na primeira parte, a pessoa reconhece a grandeza e os planos de Deus; na segunda, ela se dispõe a viver digna e fraternalmente com o próximo. Outro dado inerente à oração é o perdão. À medida que perdoamos aos que nos ofenderam, criamos canal aberto para que o Pai nos inunde com seu perdão. Que o Senhor nos proteja contra todo mal e nos mantenha bem sólidos nos seus caminhos.' Dia a dia com o Evangelho 2018 – Paulus: Pe. Luiz Miguel Duarte, ssp).
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória! Graças Pai porque o Senhor nos predestinou a sermos conformes à imagem de Jesus vosso Filho amado a fim de ser ele o primogênito entre muitos irmãos– Mt 17,5; Rm 8,29! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, enviai o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e nos 'dê a graça de vos reconhecermos como Pai e de desfrutar na paz o pão de cada dia', 'tanto espiritual como naturalmente porque de ambos os modos o Senhor se serve para a nossa salvação'... Ajuda-nos Pai a vivenciarmos 'a prática da oração para sermos mais autênticos e verdadeiros', solidários e fraternos com todos. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a termos um coração compassivo, aberto e receptivo para 'perdoar e pedir perdão'. Amém!
São Luiz Gonzaga, Religioso – Itália, 1568-1591 da Companhia de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!
Brasília-DF., 21 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
20.6.18
MATEUS 6,1-6.16-18 - A ESMOLA. A ORAÇÃO. O JEJUM : REFLEXÃO DE ANINHA
Assim como cuidamos da nossa aparência com uma boa veste, cabelos arrumados e etc., todo o tempo que dispendemos para apresentarmo-nos bem diante de todos, só nós o sabemos... Ao olharmo-nos no espelho e alegrando-nos com o resultado que esperávamos, sentimos muita satisfação e alegria, para aproximarmo-nos confiantes de todos, e o acolhimento e elogios, são as nossas recompensas momentâneas...
Caríssimos, assim como não propagamos o quanto dispendemos em tempo e dinheiro para estarmos bonitos e cheirosos, Jesus nos ensina hoje que a prática da esmola, da oração e do jejum, ao fazê-la em segredo, a nossa satisfação e alegria, não serão passageiras, efêmeras, mas eternas, com as recompensas que nosso Deus e Pai têm reservadas para nós...
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa.
Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus, manso e humilde de coração – Mt 11,29 nos ensina ‘a discrição e a sinceridade’ na prática da Esmola, porque há mais felicidade em dar que em receber – At 20,35; na prática da Oração, porque nós nos aproximamos de vós e aumentas a nossa fé e em intimidade com o Senhor, podemos derramar a nossa alma a vós e o Senhor vem em nosso auxílio – 1Sm 1,9s; a prática do Jejum, moldando-nos à vossa vontade, fortaleces a nossa alma, e com a prática destas devoções, poderemos ajudar os irmãos – Mc 9, 14-29. Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes e em nossos corações ‘a autenticidade de nossos atos’ aonde quer que nós estejamos, para que tão somente o Senhor possa reconhecer e recompensar as nossas boas obras, fazendo crescer e desenvolver em nós a caridade, o amor, fecundos, benfazejos, para a nossa conversão e salvação! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos simples, discretos como a Senhora o é, ouvindo a palavra de Deus e a colocando em prática, para fazermos a vontade do Senhor - Lc 8,21; Mc 3,35 e merecermos participar do seu Reino! Amém!
Brasília-DF., 20 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
19.6.18
MATEUS 5,43-48 - AMOR AOS INIMIGOS : REFLEXÃO DE ANINHA
A vida é um constante aperfeiçoar em tudo que nos concerne... Há cerca de meio século ser bacharel em ensino superior do terceiro grau, se distinguia com reverência em ser chamado de doutor... As especializações vieram para depurar os cursos existentes surgindo novas graduações nas ciências humanas, exatas, e pós-bacharelato com o Mestrado, Doutorado e PhD...
Nosso Deus e Pai elaborou Leis e Mandamentos e Jesus foi enviado – Jo 3,16 para depurá-los tornando-os mais claros, mais qualitativos, para que o amor e a vontade de Deus pudessem ter uma abrangência maior, como o são as graduações e especializações profissionais em nossos dias...
Jesus nos pede perfeição no relacionamento com os irmãos e desapego completo e imediato na vocação apostólica no seu seguimento – Lc 9,57-62. É irmos além daquilo que nos é proposto, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.' Mateus 5,43-48.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos enviastes Jesus para nos testemunhar como poderemos ser para fazermos a vossa vontade, como ele a fez integralmente – Jo 4,34; 6,38 e na cruz continuou até o fim a exercer o ministério do perdão, pedindo ao Senhor para perdoar os seus algozes; salvando o ladrão que se arrependera, prometendo-lhe o Paraíso – Lc 23,34.39-43! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes e em nossos corações o amor ao próximo, bem como ‘o amor aos inimigos, fundamentado na vossa gratuidade envolve a capacidade de nos relacionarmos e querermos bem mesmo em meio a conflitos’; capacita-nos ó Pai, a fazermos a vossa vontade, com a prática diária da oração e de também rezarmos pelos que nos perseguem; da escuta, meditação e vivência da vossa palavra para irradiarmos o vosso amor aonde quer que nós estejamos, amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos ‘justos e fraternos’ nas situações de conflitos e desavenças com os irmãos, amém!
Brasília-DF., 19 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
18.6.18
MATEUS 5,38-42 - OLHO POR OLHO : REFLEXÃO DE ANINHA
A sociedade atual ainda se rege pela lei do “olho por olho, dente por dente”. À luz da Campanha da Fraternidade deste ano, somos convidados a superar a violência e recordar que, em Cristo, somos todos Irmãos. Liturgia
Diz-se que duas pessoas, por uma pendência que afete a uma delas, a solução poderá advir pelo bom senso de uma, pois ‘quando uma não quer, duas não brigam’... Evitar o conflito é melhor que o enfrentamento, mas se a pessoa se manifesta agressiva, violenta, façamos como Jesus nos recomenda no evangelho de hoje, narrado por Mateus:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.' Mateus 5,38-42.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque reconhecemos que tudo que somos e temos procedem de vós e estão a nosso serviço... Graças Pai, porque Jesus nos ensina duas atitudes que poderemos tomar nas situações acima narradas: a do confronto com o mau e a da misericórdia para com o necessitado... Ao depararmos em conflito, Jesus nos ensina o caminho da concórdia, do diálogo, mesmo que aparentemente possamos perder bens, o importante é não nos envolvermos com pessoas malvadas que possam nos ferir, machucar e que muitas vezes, não têm nada a perder... E, àquele que nos pede algo, não sejamos omissos, se podemos ajudar, ajudemos com o que temos, sejamos misericordiosos como o Senhor é misericordioso - Lc 6,38! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, enviai o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e dai-nos sabedoria para discernirmos as situações de risco, de perigo com as pessoas, que por ventura sejamos envolvidos; ilumina-nos Pai e inspira-nos para uma solução pacífica e harmoniosa e ajuda-nos para que 'estejamos sempre ao lado dos mais fracos e injustiçados com espírito de resistência que vença o mal com o bem, pondo um freio à espiral da violência'. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que estejamos sempre firmes e fortes na Palavra do Senhor, luz para os nossos passos, lâmpada luzente em nosso caminho - Sl 118,105! Amém!
Brasília-DF., 18 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
17.6.18
MARCOS 4,26-34 : 'A SEMENTE PEQUENINA DO REINO' - REFLEXÃO DO PASTOR DOM SERGIO DA ROCHA
'O trecho do Evangelho segundo Marcos, proclamado nas missas de hoje, nos apresenta duas breves parábolas do Reino. Jesus compara o Reino de Deus à semente que “vai germinando e crescendo” até produzir frutos, sem que o semeador saiba como isso acontece (Mc 4,27). Deste modo, ressalta a força e o dinamismo da própria semente, independente da ação humana. O Reino se expande pela força de Deus. Jesus também compara o Reino de Deus ao “grão de mostarda”, planta que não se confunde com a verdura que conhecemos. A sua semente era considerada pelo povo a menor de todas, mas que depois se tornava uma das maiores árvores daquela região.
O acento sobre a pequenez da semente contrasta com as ideias de grandeza e glória terrenas, atribuídas ao Reino de Deus por muitos, naquele tempo, e ainda hoje. Na atual cultura, em que se valoriza o que é grandioso e espetacular, é preciso redescobrir a presença amorosa de Deus na simplicidade da vida cotidiana. Ao contrário, deixamos de discernir e acolher os sinais do Reino presente entre nós. Apenas os “pequeninos” foram capazes de compreender e aceitar a boa nova do Reino, e não os que se achavam sábios e poderosos (cf Lc 10,21). Além disso, a referência aos grandes ramos estendidos, capazes de abrigar os pássaros do céu nos faz pensar na universalidade do Reino de Deus, aberto a todos e não restrito a alguns.
Ao rezar o “Pai Nosso”, nós sempre pedimos “venha a nós o vosso Reino”. Assim fazemos, porque sabemos que o Reino é dom, deve ser entendido na perspectiva da graça. Ao mesmo tempo, a acolhida desse dom se expressa através do louvor e da atuação responsável dos cristãos na história. São Paulo nos recorda que “somos peregrinos” (2Cor 5,6) que caminham na fé, rumo à morada eterna, junto do Senhor. Ao mesmo tempo, nos motiva a viver com responsabilidade a nossa vida neste mundo, pois deveremos prestar contas a Deus da nossa peregrinação.
Nos dias 17 a 24 de junho, realiza-se a Semana Nacional do Migrante, neste ano, com o tema “A vida é feita de encontros. Braços abertos sem medo para acolher”. O Papa Francisco tem ressaltado, frequentemente, a necessidade da acolhida fraterna aos migrantes, principalmente aos refugiados. Brasília foi edificada por migrantes, que continuam a formar a maior parte da sua população. Somos convidados a rezar e a refletir sobre a realidade dos nossos migrantes, assim como dos imigrantes dos diversos países, desenvolvendo ações pessoais e comunitárias de acolhida fraterna, respeito e solidariedade. O Pai ama a todos como seus filhos e nos quer amando a todos como irmãos. O dom do Reino de Deus é oferecido a todos!'
PALAVRA DO PASTOR
A SEMENTE PEQUENINA DO REINO
Dom Sergio da Rocha
Cardeal Arcebispo de Brasília - DF.
Em, 17 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
16.6.18
MATEUS 5,33-37 - NÃO JURAR : REFLEXÃO DE ANINHA
Caríssimos, amar a Deus acima de tudo é reconhece-lo como nosso Criador e Senhor; é sermos gratos a ele, sempre... Amar o próximo como a nós mesmos, é reconhecermo-nos como irmãos, filhos do mesmo Pai, nosso Deus-Criador, membros de sua família - Mt 22,34-40; Ef 2,19s.
Admiramos toda pessoa que vivencia a verdade, em linguagem e ações únicas, sem hipocrisia, falsidades, mentiras... Onde reina a verdade, reina a justiça, o direito a todos, indistintamente, porque a verdade está entrelaçada ao amor e nesse liame transparente, coerente, leal, a garantia, o penhor do que falamos e fazemos, não têm necessidade de juramento...
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso, mas cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’. Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; nem pela terra, porque é o suporte onde apoia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei. Não jures tampouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto um só fio de cabelo. Seja o vosso ‘sim’: ‘sim’, e o vosso ‘não’: ‘não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno”.' Mateus 5,33-37.
Diz-nos a Igreja que ‘O Antigo Testamento atesta: Deus é fonte de toda verdade. Sua Palavra é verdade – Pr 8,7; 2Rs 7,28. Sua lei é verdade – Sl 119,142. “Sua verdade continua de geração em geração – Sl 119,90; Lc 1,50. Uma vez que Deus é “veraz” – Rm 3,4, os membros de seu Povo são chamados a viver na verdade e conformados às suas normas – Sl 119,30. Em Jesus Cristo, a verdade de Deus se manifestou plenamente. "Cheio de graça e verdade” – Jo 1,14, ele é a "luz do mundo” – Jo 8,12, é a Verdade – Jo 14,6 ... CIC 2465/6.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina para que sejamos conhecidos pela verdade e autenticidade de uma conduta coerente com os valores cristãos, aonde quer que nós estejamos! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes, em nossos corações, a simplicidade, a mansidão, a humildade de Jesus - Mt 11,29 para que tenhamos uma ‘vida sem mentiras, na qual vigorem a sinceridade e a confiança mútua’, amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas nossas famílias, para que nosso exemplo de pais e seguidores do Senhor, seja pautado na verdade e autenticidade do que falamos e praticamos, em todas as circunstâncias de nossas vidas, amém!
Brasília-DF., 16 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
15.6.18
MATEUS 5,27-32 - NÃO COMETER ADULTÉRIO. NÃO REPUDIAR A ESPOSA : REFLEXÃO DE ANINHA
Gosto muito de apreciar a natureza, maravilha de Deus para nossos olhos... Não há rotina, tudo está em movimento, em ação, desde a menor florzinha que brota no cerrado, nos testemunha a presença de Deus...
No quintal de casa, circundando todo o terreno, existia uma cerca viva de pitangas onde pássaros faziam seus ninhos para chocarem seus ovos... Certa tarde percebi que havia muitos Anus pretos que me chamou a atenção ... Anus adultos, que se encontravam nos galhos e no gramado, estimulavam os filhotes a voarem, incentivando-os como em uma torcida competitiva...
Se pássaros cuidam de sua prole, com tanto zelo, atenção e carinho, muito mais nós humanos, racionais, imagem e semelhança de Deus – Gn 1,26, devemos fazê-lo para os nossos filhos, com reverência, amor, responsabilidade...
Jesus nos admoesta de forma dramática, para acentuar a gravidade de condutas que machucam o coração dos irmãos, a que nos desvencilhemos de tudo que não agrada a Deus... O adultério, ‘pode comprometer o bem da geração humana e dos filhos que têm necessidade da união estável dos pais’! Nosso olhar, pode suscitar em nossos corações, desejos libidinosos ... Nossas mãos, podem nos levar a pegar, agarrar o que não é nosso, maltratar e até matar os que não pensam como nós...
Caríssimos, 'fazer a vontade de Deus requer refrear o egoísmo e cumprir profundamente as exigências de fidelidade no amor'! Liturgia
‘Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. Eu, porém, vos digo, todo aquele que olhar para uma mulher com o desejo de possuí-la já cometeu adultério com ela no seu coração. Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti! De fato, é melhor perder um de teus membros do que todo o teu corpo ser jogado no inferno. Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros do que todo o teu corpo ir para o inferno. Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. Eu, porém, vos digo, todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério”.' Mateus 5,27-32.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por nos amar com amor eterno – Sl 136 e querendo o melhor para nós, enviastes Jesus – Jo 3,16, ‘para restaurar a criação na pureza de sua origem’, e a nós que nele acreditamos, nos concedestes a dignidade de Filhos de Deus – Jo 1,12! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para ensinar-nos todas as coisas e dar-nos sabedoria para apreciarmos os bens temporais com critério, bom senso, responsabilidade, ponderação e respeito, sem perdermos e vista os bens eternos! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, Sagrada Família de Nazaré com Jesus e com José, rogai a Deus por nós e pelos casais para que em meio às dificuldades no relacionamento conjugal, procurem esclarecer-se através de um diálogo - corações abertos e receptivos, olho no olho, mãos nas mãos - humilde, sincero, na busca do entendimento recíproco, tendo em vista o projeto de Deus para as suas vidas, amém!
Brasília-DF., 15 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
14.6.18
MATEUS 5,20-26 - A NOVA LEI COMPARADA À ANTIGA : REFLEXÃO DE ANINHA
Contemplar o céu, as nuvens, os astros, as estrelas, a terra, o ir e vir das pessoas com peculiaridades intrínsecas e extrínsecas multiformes, diversificadas, bem como as plantas, as aves, os animais, oceanos e o que contêm, tão vibrantes, pulsantes, cheios de vida, nos fazem pensar no quanto nosso Deus e Pai nos ama...
O Paraíso, projeto de Deus para nós – Gn 2, com a brisa suave vespertina, os passos de Deus se aproximando, nos testemunha a harmonia do que resumidamente acima expomos, quando integralmente fluía o amor, a obediência no coração do homem e da mulher...
Jesus, ao priorizar e enfatizar a importância necessária, relevante e indispensável do amor que deve existir entre nós e os irmãos - Mt 22,34-40, quer e espera de cada um de nós, que sejamos fraternos, solidários; que vivamos em harmonia, amando-nos prioritariamente e respeitando-nos mutuamente, com ‘solicitude de alma’, membros de um só corpo!
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno.
Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali, diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.' Mateus 5,20-26.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos e reconhecemos que sois o nosso Criador e por isso Pai nós professamos a nossa fé, a nossa confiança em vós! Graças Pai, porque sois misericordioso conosco, dando-nos uma nova oportunidade de perdoar e sermos perdoados com a prática da reconciliação com os irmãos... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde em nós a simplicidade de coração para vos amar e aos irmãos como a nós mesmos! Ajuda-nos, ó Pai, a vivenciarmos ‘a vossa lei em profundidade, superando todo conflito e refreando toda forma de ofensa’. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós que recorremos a vós! Ajuda-nos Mãe e às famílias desunidas, para que se reconciliem, se voltem para o Senhor da paz e do amor, amando-se umas às outras como Jesus as ama – Jo 13,34. Amém!
Brasília - DF., 14 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
13.6.18
MATEUS 5,17-19 - JESUS E A LEI: A NOVA JUSTIÇA - REFLEXÃO DE ANINHA
A Igreja celebra a memória de Santo Antônio de Pádua – Presbítero e Doutor da Igreja. Antônio – Portugal, 1195 – Itália, 1231, abraçou a vida de pobreza na Ordem Franciscana. De notáveis inteligência e formação, foi um dos maiores pregadores da Igreja. Após abandonar as missões por problemas de saúde, pôs seus dons a serviço da ordem, a pedido do próprio São Francisco, e viveu em Pádua seus últimos anos. Seu amor e dedicação à pregação do evangelho nos motivem em nossa vida cristã. Liturgia
Caríssimos, vivemos os primeiros anos de nossas vidas segundo os ensinamentos e orientações de nossos pais, professores... Adultos, analisamos e apreciamos as experiências e práticas de pessoas que consideramos bem-sucedidas naquilo que empreendem ou empreenderam, servindo como exemplos, paradigmas, para também agirmos de forma semelhante ou melhor ainda...
Sabemos que nosso Deus e Pai por nos amar com amor eterno, deixou-nos Mandamentos para disciplinar as nossas condutas, atitudes, uns para com os outros ... Na plenitude dos tempos, enviou-nos Jesus seu Filho amado que em tudo fez a sua vontade para nos resgatar e nos reconciliar com ele – Mt 17,5; Gl 4,1-7; Hb 9,15: 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18!
Jesus, no evangelho de hoje narrado por Mateus nos exorta para que façamos a vontade do Pai porque em o fazendo, estaremos agradando ao Pai e por ele, seremos distinguidos no reino dos céus:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não penseis que vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. Em verdade eu vos digo, antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da lei sem que tudo se cumpra.
Portanto, quem desobedecer a um só desses mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no reino dos céus. Porém quem os praticar e ensinar será considerado grande no reino dos céus”.' Mateus 5,17-19.
Diz-nos a Igreja que ‘A Nova Lei ou Lei evangélica é a perfeição, na terra, da lei divina, natural e revelada. Ela é a obra do Cristo e se exprime particularmente no Sermão da Montanha. É também obra do Espírito Santo e por ele vem a ser a lei interior da caridade: “Concluirei com a casa de Israel uma nova aliança. (...) Colocarei minhas leis na sua mente e as inscreverei no seu coração; e eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” – Jr 31, 31-34; Hb 8,8-10. CIC 1965.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós vos amamos, nós vos adoramos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória! Graças Pai, pelos nossos antepassados que nos testemunharam a fé no Senhor e em Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida que nos conduz a vós – Jo 14,6! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, suscita em nossas mentes e em nossos corações o amor, a caridade, a humildade, a obediência para ‘cumprirmos os vossos mandamentos e seguirmos os ensinamentos de Jesus de forma coerente e consciente’, em todas as circunstâncias de nossas vidas! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e pelas nossas famílias... Ajuda-nos Mãe, e como a Sagrada Família de Nazaré, coloquemo-nos a serviço dos irmãos, anunciando, vivenciando e testemunhando, em palavras, gestos e ações a vontade do Senhor! Amém!
Santo Antônio, de Pádua, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo. Amém!
Brasília-DF., 13 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
Assinar:
Postagens (Atom)