23.6.18

MATEUS 6,24-34 - O DINHEIRO. OS LÍRIOS DO CAMPO : REFLEXÃO DE ANINHA







Contemplando a beleza do cosmos onde tudo funciona harmoniosamente, nosso Deus e Pai assim deve ter desejado para nós, criados à sua imagem e semelhança...

Após a desobediência de Adão e Eva, Deus lhes determinou, dentre outros, que deveriam trabalhar o solo, e dali, com trabalho e suor do rosto, retirariam o produto para se alimentarem– Gn 3. Os homens se multiplicaram, o tempo passou, criaram-se tecnologias, insumos e etc., que facilitam o cultivo do solo, tendo como base de troca, o dinheiro...

Como as desigualdades aumentaram para homens e mulheres, com muitos bens nas mãos de poucos, e poucos bens nas mãos de muitos, Jesus nos foi enviado por Deus para ensinar-nos o que agrada ao Pai – Jo 8,29. Podemos ter muito dinheiro, mas devemos ser canais de graças com o que possuímos para fazê-lo multiplicar em bens e serviços... Em assim procedendo, não estaremos à serviço do dinheiro, visando apenas lucros desmesurados, acumulando, como as estórias em quadrinhos do tio Patinhas da Disney, do meu tempo; não colocaríamos o dinheiro como um ‘ídolo, nem como um bem maior na nossa vida’, mas sim, deve ser colocado a serviço, em partilha, para ajudar a muitos...

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ninguém pode servir a dois senhores, pois ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. Por isso eu vos digo, não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com o vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal, a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 
Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida só pelo fato de se preocupar com isso?                                                



E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Porém eu vos digo, nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? Portanto, não vos preocupeis, dizendo: ‘O que vamos comer? O que vamos beber? Como vamos nos vestir?’ Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”.' Mateus 6,24-34. 

Diz-nos a Igreja que ‘O Pai, que nos dá a vida, não pode deixar de nos dar o alimento necessário à vida, todos os bens “úteis”, materiais e espirituais. No Sermão da Montanha, Jesus insiste nesta confiança filial que coopera com a Providência de nosso Pai – Mt 6,25-34. Não nos exorta a nenhuma passividade – 2Ts 3,6-13, mas quer libertar-nos de toda inquietação e de toda preocupação. É esse o abandono filial dos filhos de Deus: a quem tem Deus, nada falta! CIC 2830.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque verdadeiramente sois Onisciente, Onipotente, Onipresente, tudo sabes e nos conheces porque tudo criastes e tudo procede de vós – Sl 139! Graças Pai, porque envias pessoas, como anjos, para nos ajudar em nossas necessidades ... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria e discernimento para compreender que o Senhor, em Cristo Jesus, está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,20! Pai, acalma e apazígua a nossa mente e o nosso coração para quando nos momentos difíceis da nossa vida, vos busquemos na intimidade da oração, confiando e esperando na vossa divina providência! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a estarmos atentos às nossas responsabilidades cristãs’, sendo misericordiosos, solidários, fraternos, ajudando-nos mutuamente em famílias, em comunidade, como filhos amados do Pai e irmãos em Cristo, amém!

Brasília-DF., 23 de junho de 2018
          Ana Miranda Bessa


                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário