11.6.18

MATEUS 10,7-13 - INSTRUÇÕES MISSIONÁRIAS AOS DOZE : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de São Barnabé, Apóstolo. Barnabé - Chipre, século 1º, "filho da consolação", entregou aos apóstolos o que ganhara com a venda de seu campo. Homem de fé, virtuoso e cheio do Espírito Santo, apresentou Paulo à Igreja e foi companheiro dele na primeira viagem missionária e naquele que ficou conhecido como o primeiro Concílio de Jerusalém. Sua vida e missão nos inspirem no anúncio da Boa-Nova.
Liturgia

O testemunho dos Apóstolos para com a Palavra de Jesus, é relevante para a nossa fé porque pode nos levar à conversão! Em pleno século 21, meu esposo e eu, constatamos, dentre outras, a verdade desta Palavra, através de dois missionários da Toca de Assis que saíram daqui de Brasília, caminhando, com destino à missão em Quito, no Equador, com a veste do corpo, sandálias nos pés, conforme Jesus instrui aos seus primeiros discípulos no evangelho de hoje, narrado por Mateus:

                                                                 



'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: "Em vosso caminho, anunciai: ‘O Reino dos Céus está próximo'. Curai os doentes, ressuscitai os mortos, purificai os leprosos, expulsai os demônios. De graça recebestes, de graça deveis dar! Não leveis ouro, nem prata, nem dinheiro nos vossos cintos; nem sacola para o caminho, nem duas túnicas, nem sandálias, nem bastão, porque o operário tem direito ao seu sustento. Em qualquer cidade ou povoado onde entrardes, informai-vos para saber quem ali seja digno. Hospedai-vos com ele até a vossa partida. Ao entrardes numa casa, saudai-a. Se a casa for digna, desça sobre ela a vossa paz; se ela não for digna, volte para vós a vossa paz.' Mateus 10,7-13.

Dentre outros, diz-nos a Igreja que ‘Todos os homens são chamados a entrar no Reino. Anunciado primeiro aos filhos de Israel - Mt 10,5-7, este Reino messiânico está destinado a acolher os homens de todas as nações – Mt 8,11;28,19. Para ter acesso a ele, é preciso acolher a palavra de Jesus:

Pois a palavra do Senhor é comparada à semente semeada no campo: os que a ouvem com fé e são contados no número da pequena grei de Cristo receberam o próprio Reino; depois, pela sua própria força, a semente germina e cresce até o tempo da messe.’ CIC 543.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós! Graças Pai, porque 'o Senhor provê e sempre proverá' ... Graças Pai, porque cristãos hoje, vivenciam a vossa Palavra e nos dão testemunho de que realmente Jesus está conosco todos os dias até a consumação dos séculos – Mt 28,19s. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo infunde em nossas mentes, em nossos corações, o amor, a atenção, o cuidado para com as necessidades e dificuldades dos nossos irmãos, acolhendo-os com dignidade e respeito! Suscita em nós, ó Pai, a compreensão quanto a tudo que somos e temos procedem de vós e assim pratiquemos a generosidade fecunda, partilhando nossos bens, dons e frutos com todos, aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso modelo, exemplo e Mestra, ajuda-nos Mãe para que imitemos o vosso exemplo indo ao encontro dos irmãos, como a Senhora foi, à Isabel – Lc 1,26-56! Amém!

Brasília-DF., 11 de junho de 2018
           Ana Miranda Bessa

                              
                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário