9.6.18

LUCAS 2,41-51 - JESUS COM DOZE ANOS E O IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA - REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória do Imaculado Coração de Maria. Maria é a mulher que guarda no coração a palavra de Deus. É a morada do Espírito Santo, sede da sabedoria, imagem da Igreja que escuta e testemunha o Senhor. Celebremos o mistério pascal contemplando a beleza do seu imaculado coração, que revela sua condição de fiel discípula e modelo de discipulado.
Liturgia

Na década de 50, em Cuiabá-MT., eu estava com 12 anos de idade, cursando na Escola Pública, o quarto ano primário e toda a classe, participava da catequese para a primeira comunhão...

Minha mãe Carmem, era mulher de oração e com ela aprendi a abençoar-me com o Sinal da Cruz: em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo; a proteger-me, o Santo Anjo do Senhor; o Pai-Nosso, o Creio, 
a Ave-Maria, o Salve Rainha - Lc 1,26-28! Casada, meu marido e eu, ensinamos à nossa filha, como nossos pais fizeram conosco... 

Ontem meditamos sobre o Sagrado Coração de Jesus e hoje, o Coração Imaculado de Maria que me traz muitas gratas e felizes lembranças das ações e auxílios de nossa Senhora na vida da minha mãe viúva ... Sinto que somente um coração alegre, feliz e cheio de graça como o coração de Maria – Lc 1,28, poderia abrigar em seu seio virginal e puro o Filho de Deus, conservando nele, os acontecimentos previstos e realizados por Deus, na vida de Jesus, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:

'Os pais de Jesus iam todos os anos a Jerusalém, para a festa da Páscoa. Quando ele completou doze anos, subiram para a festa, como de costume. Passados os dias da Páscoa, começaram a viagem de volta, mas o menino Jesus ficou em Jerusalém sem que seus pais o notassem. Pensando que ele estivesse na caravana, caminharam um dia inteiro. Depois começaram a procurá-lo entre os parentes e conhecidos. Não o tendo encontrado, voltaram para Jerusalém à sua procura.

         
                                 
 Três dias depois, o encontraram no templo. Estava sentado no meio dos mestres, escutando e fazendo perguntas. Todos os que ouviam o menino estavam maravilhados com sua inteligência e suas respostas. Ao vê-lo, seus pais ficaram muito admirados e sua mãe lhe disse: “Meu filho, por que agiste assim conosco? Olha que teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura”. Jesus respondeu: “Por que me procuráveis? Não sabeis que devo estar na casa de meu Pai?” Eles, porém, não compreenderam as palavras que lhes dissera. Jesus desceu então com seus pais para Nazaré e era-lhes obediente. Sua mãe, porém, conservava no coração todas essas coisas.' Lucas 2,41-51.

Dentre outros, diz-nos a Igreja, que ‘O Filho de Deus que se tornou Filho da Virgem aprendeu a rezar segundo seu coração de homem. Aprendeu de sua mãe, que conservava todas as “grandes coisas” do Todo-Poderoso e as meditava em seu coração – Lc 1,49; 2,19;51. Aprendeu nas palavras e ritmos da oração de seu povo, na sinagoga de Nazaré e no Templo. Mas sua oração brota de uma fonte bastante secreta, como deixa prever com a idade de doze anos: “Eu devo estar na casa de meu Pai” – Lc 2,49. Aqui começa a se revelar a novidade da oração na plenitude dos tempos: a oração filial, que o Pai esperava de seus filhos, será enfim vivida pelo próprio Filho único na sua Humanidade, com os homens e pelos homens.’ CIC 2599.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Maria, discípula fiel, como Jesus que em tudo fez a vossa vontade – Jo 4,34; 6,38; ela também a fez, ao responder ao Anjo Gabriel “Eu sou a serva do Senhor: faça-se em mim segundo a tua palavra!” – Lc 1,38! Graças Pai, porque Jesus, estende a cada um de nós que faz a vossa vontade, sermos como sua Mãe, seus irmãos – Mt 12,46s! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo para que como à Sagrada Família de Nazaré - Jesus, Maria e José, ilumine as mentes e os corações das ‘nossas famílias, a fim de vivenciarmos o amor e a santidade, e como o Imaculado Coração de Maria, sejamos sempre acolhedoras e solidárias', amém!

Imaculado Coração de Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe para que orando e meditando diariamente a Palavra de Deus, sejamos merecedores das graças advindas desta devoção, vivenciando o amor e a paz, oriundos dessa intimidade com o Pai! Amém!

Brasília-DF., 09 de junho de 2018
         Ana Miranda Bessa


                        

Nenhum comentário:

Postar um comentário