20.6.18

MATEUS 6,1-6.16-18 - A ESMOLA. A ORAÇÃO. O JEJUM : REFLEXÃO DE ANINHA






Assim como cuidamos da nossa aparência com uma boa veste, cabelos arrumados e etc., todo o tempo que dispendemos para apresentarmo-nos bem diante de todos, só nós o sabemos... Ao olharmo-nos no espelho e alegrando-nos com o resultado que esperávamos, sentimos muita satisfação e alegria, para aproximarmo-nos confiantes de todos, e o acolhimento e elogios, são as nossas recompensas momentâneas...

Caríssimos, assim como não propagamos o quanto dispendemos em tempo e dinheiro para estarmos bonitos e cheirosos, Jesus nos ensina hoje que a prática da esmola, da oração e do jejum, ao fazê-la em segredo, a nossa satisfação e alegria, não serão passageiras, efêmeras, mas eternas, com as recompensas que nosso Deus e Pai têm reservadas para nós...

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa.

                                                


 Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus, manso e humilde de coração – Mt 11,29 nos ensina ‘a discrição e a sinceridade’ na prática da Esmola, porque há mais felicidade em dar que em receber – At 20,35; na prática da Oração, porque nós nos aproximamos de vós e aumentas a nossa fé e em intimidade com o Senhor, podemos derramar a nossa alma a vós e o Senhor vem em nosso auxílio – 1Sm 1,9s; a prática do Jejum, moldando-nos à vossa vontade, fortaleces a nossa alma, e com a prática destas devoções, poderemos ajudar os irmãos – Mc 9, 14-29. Graças Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes e em nossos corações ‘a autenticidade de nossos atos’ aonde quer que nós estejamos, para que tão somente o Senhor possa reconhecer e recompensar as nossas boas obras, fazendo crescer e desenvolver em nós a caridade, o amor, fecundos, benfazejos, para a nossa conversão e salvação! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos simples, discretos como a Senhora o é, ouvindo a palavra de Deus e a colocando em prática, para fazermos a vontade do Senhor - Lc 8,21; Mc 3,35 e merecermos participar do seu Reino! Amém!

Brasília-DF., 20 de junho de 2018 

          Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário