A sociedade atual ainda se rege pela lei do “olho por olho, dente por dente”. À luz da Campanha da Fraternidade deste ano, somos convidados a superar a violência e recordar que, em Cristo, somos todos Irmãos. Liturgia
Diz-se que duas pessoas, por uma pendência que afete a uma delas, a solução poderá advir pelo bom senso de uma, pois ‘quando uma não quer, duas não brigam’... Evitar o conflito é melhor que o enfrentamento, mas se a pessoa se manifesta agressiva, violenta, façamos como Jesus nos recomenda no evangelho de hoje, narrado por Mateus:
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ Eu, porém, vos digo: não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”.' Mateus 5,38-42.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque reconhecemos que tudo que somos e temos procedem de vós e estão a nosso serviço... Graças Pai, porque Jesus nos ensina duas atitudes que poderemos tomar nas situações acima narradas: a do confronto com o mau e a da misericórdia para com o necessitado... Ao depararmos em conflito, Jesus nos ensina o caminho da concórdia, do diálogo, mesmo que aparentemente possamos perder bens, o importante é não nos envolvermos com pessoas malvadas que possam nos ferir, machucar e que muitas vezes, não têm nada a perder... E, àquele que nos pede algo, não sejamos omissos, se podemos ajudar, ajudemos com o que temos, sejamos misericordiosos como o Senhor é misericordioso - Lc 6,38! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!
Pai Amado, enviai o vosso Espírito Santo para que repouse sobre nós e dai-nos sabedoria para discernirmos as situações de risco, de perigo com as pessoas, que por ventura sejamos envolvidos; ilumina-nos Pai e inspira-nos para uma solução pacífica e harmoniosa e ajuda-nos para que 'estejamos sempre ao lado dos mais fracos e injustiçados com espírito de resistência que vença o mal com o bem, pondo um freio à espiral da violência'. Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós para que estejamos sempre firmes e fortes na Palavra do Senhor, luz para os nossos passos, lâmpada luzente em nosso caminho - Sl 118,105! Amém!
Brasília-DF., 18 de junho de 2018
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário