19.6.18

MATEUS 5,43-48 - AMOR AOS INIMIGOS : REFLEXÃO DE ANINHA





A vida é um constante aperfeiçoar em tudo que nos concerne... Há cerca de meio século ser bacharel em ensino superior do terceiro grau, se distinguia com reverência em ser chamado de doutor... As especializações vieram para depurar os cursos existentes surgindo novas graduações nas ciências humanas, exatas, e pós-bacharelato com o Mestrado, Doutorado e PhD...

Nosso Deus e Pai elaborou Leis e Mandamentos e Jesus foi enviado – Jo 3,16 para depurá-los tornando-os mais claros, mais qualitativos, para que o amor e a vontade de Deus pudessem ter uma abrangência maior, como o são as graduações e especializações profissionais em nossos dias... 


Jesus nos pede perfeição no relacionamento com os irmãos e desapego completo e imediato na vocação apostólica no seu seguimento – Lc 9,57-62. É irmos além daquilo que nos é proposto, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:
                                             


'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ Eu, porém, vos digo, amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! 
Assim vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.' Mateus 5,43-48. 

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos enviastes Jesus para nos testemunhar como poderemos ser para fazermos a vossa vontade, como ele a fez integralmente – Jo 4,34; 6,38 e na cruz continuou até o fim a exercer o ministério do perdão, pedindo ao Senhor para perdoar os seus algozes; salvando o ladrão que se arrependera, prometendo-lhe o Paraíso – Lc 23,34.39-43! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, infunde em nossas mentes e em nossos corações o amor ao próximo, bem como ‘o amor aos inimigos, fundamentado na vossa gratuidade envolve a capacidade de nos relacionarmos e querermos bem mesmo em meio a conflitos’; capacita-nos ó Pai, a fazermos a vossa vontade, com a prática diária da oração e de também rezarmos pelos que nos perseguem; da escuta, meditação e vivência da vossa palavra para irradiarmos o vosso amor aonde quer que nós estejamos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos ‘justos e fraternos’ nas situações de conflitos e desavenças com os irmãos, amém!

Brasília-DF., 19 de junho de 2018
          Ana Miranda Bessa


                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário