8.6.18

JOÃO 19, 31-37 - O LADO ABERTO DO CORAÇÃO DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA






 A Igreja celebra hoje, a Solenidade do Sagrado Coração de Jesus. O Senhor, que nos amou até a doação da própria vida, quer que esta liturgia, manancial da salvação, nos ajude a viver enraizados no seu amor.
Liturgia

As máquinas fotográficas tornaram-se populares com os celulares de múltiplas funções... Podemos filmar, fotografar pessoas, eventos, natureza, gravar e etc., para registrar aos que virão depois de nós fatos e ocasiões que vivenciamos...

Minha mãe, no século 20, tinha guardado em uma caixa de lembranças apenas uma foto 3x4 do meu pai que faleceu na década de 40 quando eu estava com 4 anos... Adulta, eu quis ampliar o tamanho da foto, mas para minha tristeza, a foto do meu pai com mais outras fotos familiares, não mais estavam naquela caixinha de metal colorida com 'florinhas mimosas'...Ninguém soube me dizer, o que aconteceu...

As imagens que temos de Jesus - com exceção de seu Santo Rosto do Santo Sudário, por Aggemian em 1953, foram feitas com base em descrições escritas por aqueles que com ele conviveram ... A Solenidade de hoje, com a imagem do Sagrado Coração de Jesus, se fundamenta, quando Ressurreto, Jesus diz a Tomé para estender a mão e pô-la no seu lado, para que Tomé acreditasse – Jo 20,24s, e João – discípulo amado, que estava aos pés da cruz de Jesus, nos deixou o registro de seu testemunho:

'Era o dia da preparação para a Páscoa. Os judeus queriam evitar que os corpos ficassem na cruz durante o sábado, porque aquele sábado era dia de festa solene. Então pediram a Pilatos que mandasse quebrar as pernas aos crucificados e os tirasse da cruz. Os soldados foram e quebraram as pernas de um e depois do outro que foram crucificados com Jesus.

                                       



 Ao se aproximarem de Jesus, e vendo que já estava morto, não lhe quebraram as pernas; mas um soldado abriu-lhe o lado com uma lança, e logo saiu sangue e água. Aquele que viu dá testemunho, e seu testemunho é verdadeiro; e ele sabe que fala a verdade, para que vós também acrediteis. Isso aconteceu para que se cumprisse a Escritura, que diz: “Não quebrarão nenhum dos seus ossos”. E outra Escritura ainda diz: “Olharão para aquele que transpassaram”.' João 19,31-37.

Diz-nos a Igreja, que ‘Foi na sua páscoa que Cristo abriu a todos os homens as fontes do Batismo. Com efeito, já tinha falado da paixão que iria sofrer em Jerusalém, como de um “batismo” com o qual devia ser batizado – Mc 10,38; Lc 12,50. O sangue e água que escorreram do lado transpassado de Jesus crucificado – Jo 19,34, são tipos do Batismo e da Eucaristia, sacramentos da vida nova 1Jo 5,6-8: desde então é possível “nascer da água e do Espírito” para entrar no Reino de Deus – Jo 3,5. CIC 1225

'Vemos, quando somos batizados, donde vem o Batismo, se não da cruz de Cristo, da morte de Cristo. Lá está todo o mistério: ele sofreu por nós. É nele que somos redimidos, é nele que somos salvos e, por ele, cada um de nós, se torna salvador – Santo Ambrósio’ - 
CIC 1225. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! 

‘Senhor Jesus, doador do Espírito Santo, tornai-nos fiéis instrumentos da vossa paz e compaixão. Sagrado Coração de Jesus, ‘fonte de toda a santidade, santificai os vossos Sacerdotes e Diáconos; fazei-os sempre mais santos e puros no amor’, e a nós, também! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e por todo o Clero, para que sejamos dignos das promessas de Cristo! Amém!

Brasília-DF., 08 de junho de 2018

           Ana Miranda Bessa

                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário