25.3.19

LUCAS 1,26-38 - A ANUNCIAÇÃO : REFLEXÃO DE ANINHA





Caríssimos irmãos e irmãs, a solenidade de hoje da Anunciação do Senhor, marca o início de nossa salvação. O Filho de Deus, ao encarnar-se, confere à natureza humana um novo significado, uma nova orientação. Ao assumir nossa natureza, Deus nos dá a possibilidade de participarmos de sua natureza, em Cristo. Deus se abaixou à nossa condição para nos elevar à sua. Liturgia

E, meditando a história da nossa salvação, podemos perceber, dentre outros, que nosso Deus e Pai, paulatinamente, como um mistério de redenção universal, isto é, de resgate para libertar os homens da escravidão do pecado – Is 53,11-12; Jo 8,34, vem anunciando a chegada do Messias para estender a cada um de nós a filiação divina – Sl 132;12.17-18.

A Palavra nos revela a ação de Anjos, como mensageiros de Deus junto aos homens, em diversos eventos importantes... Dentre estes, assim como os Anjos dialogaram com Gedeão – Jz 6,11-24; com a mãe de Sansão, esposa de Manué – Jz 13,2-7, dialogou com Maria, a Cheia de Graça, para se fazer cumprir a vontade do Pai, e graças ao ‘sim’ de Maria, ela nos trouxe Jesus, o Messias esperado, para a nossa salvação – Lc 7,18-23.

'Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi, e o nome da virgem era Maria.

                                          


 O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.' Lucas 1,26-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos amas com amor eterno  - 
Sl 136 e nos enviastes Jesus –  Jo 3,16, o maior milagre, o maior sinal para a humanidade, que é a encarnação de vosso filho amado no seio virginal de Maria para nos resgatar e nos reconciliar com o Senhor – Hb 9,15; Gl 4,1-7; 1Pd 1,18-19; 2 Cor 5,18! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor! 

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ‘dai-nos participar da divindade do nosso Redentor – Jesus Cristo, que proclamamos verdadeiro Deus e verdadeiro homem’! Ajuda-nos ó Pai, a fazer a vossa vontade, escutando Jesus, dialogando com ele em oração para vivenciar a vossa Palavra, testemunhando-a em palavras e ações solidárias e fraternas, aonde estivermos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, graças Mãe pelo vosso ‘sim’ e pelo vosso testemunho em fazer como Jesus fez a vontade do Pai... Rogai a Deus por nós e caminha conosco Mãe para que com a Senhora, trilhemos as veredas do Senhor, seguindo e servindo Jesus, o Filho amado do Pai - Mt 17,5, uno com Ele,  nosso Deus e Senhor - Jo 10,30; 20,28! Amém! 


 Brasília-DF., 25 de março de 2019 
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário