8.3.19

MATEUS 9,14-15 - DISCUSSÃO SOBRE O JEJUM : REFLEXÃO DE ANINHA






Quão divina e maravilhosa é a nossa fé... Encanta-me saber que as pessoas tementes a Deus têm um procedimento coerente com os preceitos por Ele ensinados e podemos constatar que até hoje, em nossos dias, tal zelo permanece, ou seja a Igreja toda na pessoa de seus membros, está sempre aberta e receptiva para nos orientar nas questões pertinentes à fé, a liturgia, aos mandamentos, aos costumes e etc...

E assim é, desde sempre, que Jesus ao ser interpelado pela pergunta dos discípulos de João sobre o jejum, lhes justifica, como nos narra Lucas no evangelho de hoje:
                                          


'Naquele tempo, os discípulos de João aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Por que razão nós e os fariseus praticamos jejuns, mas os teus discípulos não?” Disse-lhes Jesus: “Por acaso, os amigos do noivo podem estar de luto enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, sim, eles jejuarão”.' Mateus 9,14-15.

Dentre outros, sobre ‘os amigos do noivo’, a Igreja nos diz que ‘A unidade entre Cristo e a Igreja, Cabeça e membros do corpo, implica também a distinção dos dois em uma relação pessoal. Este aspecto é muitas vezes expresso pela imagem do Esposo e da Esposa. O tema de Cristo Esposo da Igreja foi preparado pelos profetas e anunciado por João Batista – Jo 3,29. O Senhor mesmo designou-se como “o noivo” – Mc 2,19; Mt 22,1-14; 25,1-13. O apóstolo apresenta a Igreja e cada fiel, membro de seu Corpo, como uma Esposa “desposada” com Cristo Senhor, para ser com ele um só Espírito – 1Cor 6,15-17; 2Cor 11,2. Ela é a Esposa imaculada do Cordeiro imaculado – Ap 22,17; Ef 1,4; 5,27, Cristo “se entregou por ela, a fim de santificar pela palavra aquela que ele purifica” – Ef 5,26, a associou a si por uma Aliança eterna e dela não cessa de cuidar como de seu próprio corpo – Ef 5,29. CIC 796

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus é o Messias anunciado – Lc 7,18-23, enviado por vós – Jo 5,36; 10,25, para nos resgatar e nos reconciliar convosco – Mt 20,28; Hb 9,15; 1Pd 1,18-19; 2Cor 5,18. Graças Pai, porque acreditamos em Jesus – uno com o Senhor – Jo 10,30 e embora não o tenhamos visto, nós somos felizes e com Tomé, o proclamamos: “Meu Senhor e meu Deus!” – Jo 20,24s! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça de vosso Espírito Santo unge-nos e fortalece-nos Senhor para perseverarmos interiormente na prática da oração diária, da esmola, do jejum, segundo a vossa vontade, vivenciando-os sempre, em um liame de amor, de gestos, palavras e ações benfazejos - e agradáveis a vós, em favor dos mais necessitados ... Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe a sermos coerentes com a fé que professamos, testemunhando Jesus aonde quer que nós estejamos, irradiando sempre,  alegria, esperança e amor, que copiosamente, ele nos oferece! Amém!

Brasília-DF.,08 de março de 2019

           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário