19.3.19

MATEUS 1,16.18-21.24 - JOSÉ ASSUME A PATERNIDADE LEGAL DE JESUS : REFLEXÃO DE ANINHA





A Igreja comemora a Solenidade de São José – Esposo de Maria e Padroeiro da Igreja. Humilde, justo e trabalhador, José – Palestina, século 1º assumiu na fé a missão de ser o pai adotivo de Jesus. Em comunhão com toda a Igreja, celebremos nosso padroeiro universal e peçamos sua proteção para as famílias do mundo inteiro. Liturgia

Caríssimos, a história da nossa salvação nos revela que nosso Deus-Pai Criador sempre nos envolve, a realizar com ele, a construção do seu reino de amor... Como família, onde cada pessoa, é suporte uma para a outra, Deus quer, em Jesus, a nossa participação no seu Projeto de Amor, para nos levar à salvação, à sua Morada Eterna – Jo 14,1-3.

Maria, a cheia de graça e noiva de José, foi a escolhida para acolher em seu seio virginal, Jesus, o Filho amado do Pai - Mt 17,5! José, o noivo, ao saber que a sua noiva estava grávida, por ser um homem justo, silenciou-se e se recolheu em si mesmo, ante tal acontecimento... E Deus viu a sua angústia, o seu sofrimento, enviando-lhe o Anjo que lhe explicou tudo, como nos narra Mateus no evangelho de hoje:

'Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus, que é chamado o Cristo. A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo. 

                                           


Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: "José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados". Quando acordou, José fez conforme o anjo do Senhor havia mandado.' Mateus 1,16.18-21.24.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque nos ensinas pelo comportamento de José, que ante os sofrimentos e tribulações que possamos vivenciar no cotidiano de nossas vidas, silenciemos a nossa alma, o nosso coração, voltando-nos integralmente em oração a vós Senhor, porque nos conheces e sabes tudo de nós – Sl 139 e vens em nosso auxílio, para que vivamos a obediência à vossa Palavra e fazermos a vossa vontade! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na força e na unção de vosso Espírito Santo, ilumina a nossa mente e o nosso coração para estarmos sempre sob a vossa luz e sermos guiados pela vossa palavra, pela vossa graça e infinita misericórdia para conosco... Ajuda-nos, ó Pai, e aumente a nossa fé, para acreditarmos, confiarmos e esperarmos, em vós. Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ‘pelos pais, para que a exemplo de São José, eduquem seus filhos na piedade e na justiça’. Amém!

‘São José, a vós nosso amor, sede nosso bom protetor, aumentai o nosso fervor... São José, nossa família, vossa é’! Amém!

Brasília-DF., 19 de março de 2019
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário