30.3.19

LUCAS 18,9-14 - O FARISEU E O PUBLICANO : REFLEXÃO DE ANINHA





A espontaneidade das crianças e a simplicidade, aliadas à sinceridade de coração é agradável a Deus, que o próprio Jesus nos exorta a parecermos com elas, porque delas, é o Reino de Deus – Mc 10,13-16; Lc 18,15-17!

Gosto de observar as atitudes das crianças, e mesmo sendo irmãos, o temperamento e modo de ser, divergem um do outro, mas a essência, é uma só e assim, nós adultos, poderíamos ser...

Deveríamos ter em mente que Deus sabe tudo, nos conhece profundamente e nada do que fazemos lhe passa despercebido... Assim sendo, busquemos sua ajuda, para que possamos agir de forma coerente, sincera - não egoísta, hipócrita, vaidosa, porque ele espera de cada um de nós que crê, confia e espera nele, tal sinceridade e coerência de mente e de coração em nossas palavras e ações, aonde quer que nós estejamos...

'Naquele tempo, Jesus contou esta parábola para alguns que confiavam na sua própria justiça e desprezavam os outros: “Dois homens subiram ao templo para rezar: um era fariseu, o outro cobrador de impostos. O fariseu, de pé, rezava assim em seu íntimo: ‘Ó Deus, eu te agradeço porque não sou como os outros homens, ladrões, desonestos, adúlteros, nem como este cobrador de impostos. Eu jejuo duas vezes por semana e dou o dízimo de toda a minha renda’.

                                             
                   
O cobrador de impostos, porém, ficou a distância e nem se atrevia a levantar os olhos para o céu; mas batia no peito, dizendo: ‘Meu Deus, tem piedade de mim, que sou pecador!’ Eu vos digo, este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.' Lucas 18,9-14.

Diz-nos a Igreja que’ “A oração é a elevação da alma a Deus ou o pedido a Deus dos bens convenientes”. De onde falamos nós ao rezar? Das alturas de nosso orgulho e vontade própria, ou das “profundezas” – Sl 130,1 de um coração humilde e contrito? Quem se humilha será exaltado – Lc 18,9-14. A humildade é o fundamento da oração. “Não sabemos o que pedir como convém” – Rm 8,26. A humildade é a disposição para receber gratuitamente o dom da oração; o homem é um mendigo de Deus.’ CIC 2559.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a não sermos vaidosos e nem  nos vangloriemos pelo bem que fazemos, achando-nos melhores que os outros, pois sabemos que os dons e bens que temos, procedem de vós e devemos colocá-los a serviço, porque o Senhor sabe e tudo vê – Sl 139, é quem nos dará a recompensa – Mt 6,1-4! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado na graça na unção de vosso Espírito Santo, ilumina Senhor, a nossa mente, o nosso coração para reconhecermos a nossa pequenez, as nossas fraquezas, porque pecadores que somos, necessitamos do vosso perdão e da vossa misericórdia – 1Jo 1,8s e vos pedimos, Senhor, vinde em nosso auxílio e ajuda-nos Pai, a romper com o pecado, para fazermos a vossa vontade, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós pecadores e ajuda-nos Mãe a abrirmo-nos à graça da fé, do perdão e da misericórdia do Pai e sermos instrumentos de seu amor  para com todos, a fim de merecermos ser admitidos e assentarmos à mesa do Senhor, no Reino dos Céus – Mt 8,11! Amém!

Brasília-DF., 30 de março de 2019 

   Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário