15.3.19

MATEUS 5,20-26 - A NOVA JUSTIÇA É SUPERIOR À ANTIGA : REFLEXÃO DE ANINHA





As leis foram feitas para estabelecer, dentre outros, direitos e deveres com sanções punitivas para quem não os cumprem, a fim de que respeitem os nossos limites e nós respeitemos os limites dos outros, no plano social...

No plano familiar, estamos ligados pelos laços do sangue e esta consanguinidade é tão forte, que se uma pessoa agride um de nós, todos os membros da família, se sentem atingidos...

Meditando estes liames humanos, fico a imaginar as razões que nosso Deus e Pai nos deixou suas leis..., para buscarmos viver em harmonia uns com os outros, amando-nos e respeitando-nos, mutuamente:

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus. Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’. Eu, porém, vos digo, todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo; quem disser ao seu irmão ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de tolo será condenado ao fogo do inferno.

                                      


 Portanto, quando tu estiveres levando a tua oferta para o altar e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a tua oferta ali diante do altar e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta. Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal. Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão. Em verdade eu te digo, dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo”.' Mateus 5,20-26.

Jesus nos ensina a amarmos os nossos inimigos e a orarmos pelos que nos perseguem, maltratam - Mt 5,43-44, e diz-nos a Igreja que a oração transforma o discípulo configurando-o a seu Mestre, suscitando no coração daquele, a compaixão divina... O perdão dá testemunho de que, em nosso mundo, o amor é mais forte que o pecado. Os mártires, de ontem e de hoje, dão este testemunho de Jesus. O perdão é a condição fundamental da Reconciliação – 2Cor 5,18-21, dos filhos de Deus com seu Pai e dos homens entre si.’ CIC 2844.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a perscrutarmos a nossa consciência, o nosso interior, quanto à nossa conduta para com as pessoas e nos admoesta, nos dá uma segunda chance, desde que nos reconciliemos com os irmãos, perdoando-os, como o Senhor nos perdoa... Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos sabedoria para compreender quão grande é o vosso amor e a vossa paciência   para conosco  e que assim devemos ser... Ajuda-nos, ó Pai, quando estivermos em situações de conflito pessoal, dominados pelas emoções negativas, para que não percamos o bom senso, o equilíbrio mental e possamos refrear os nossos impulsos no falar e no agir para não irar, não agredir, não diminuir nem ferir
 susceptibilidades e a dignidade dos irmãos ... 

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a restabelecer em nós e entre nós, os laços sinceros de irmandade, de solidariedade, que nos unem a Cristo’. Amém!


Brasília-DF., 15 de março de 2019
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário