29.3.19

MARCOS 12,28-34 - O PRINCIPAL MANDAMENTO : REFLEXÃO DE ANINHA





Nosso Deus e Pai nos criou e determinou às primeiras criaturas, Adão e Eva, para serem fecundos e se multiplicassem – Gn 1,26s. No entanto, a desobediência deles, aborreceu o Senhor Deus - Gn 3. Passado um tempo, Deus, vendo a maldade humana se disseminando na terra, arrependeu-se de ter feito o homem – Gn 6-8, quando então, com Noé, pós-dilúvio, estabeleceu ‘a nova ordem do mundo’ e da mesma forma que determinou a Adão e Eva serem fecundos e se multiplicassem, determinou também a Noé e seus filhos – Gn 9.

Assim tendo sido, depreende-se, que nosso Deus e Pai quis que seus filhos se tornassem uma grande família, amando-o como Deus e Pai Criador – único Senhor, amando-se e respeitando-se, mutuamente como famílias e como irmãos...

No tempo favorável, Deus enviou-nos Jesus, seu próprio Filho – Jo 3,16, para nos dar a terceira chance: uma Aliança Nova, Eterna, e assim como muitos corações endurecidos, não ouviram a Deus no passado, em nossos dias, também muitos não ouviram a seu Filho.... Mas, existe uma esperança, conforme nos narra Marcos no evangelho de hoje:
                                              


'Naquele tempo, Um mestre da Lei, aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Qual é o primeiro de todos os mandamentos?' Jesus respondeu: 'O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes'. O mestre da Lei disse a Jesus: 'Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios'. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: 'Tu não estás longe do Reino de Deus'. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.' Marcos 12,28b-34.

Diz-nos a Igreja, que ‘Jesus mesmo confirma que Deus é “o único Senhor” e que é preciso amá-lo de todo o coração, “com toda a alma, com todo o espírito e com todas as forças - Mc 12,29-30. Ao mesmo tempo, ´dá a entender que ele mesmo é “o Senhor” – Mc 12,25-37. Confessar que “Jesus é Senhor” é o específico da fé cristã. Isso não contraria a fé em Deus único. Crer no Espírito Santo “que é Senhor e dá a Vida” não introduz nenhuma divisão no Deus único:

“Cremos firmemente e afirmamos simplesmente que há um só Deus eterno, imenso e imutável, incompreensível, Todo-Poderoso e inefável – Pai, Filho e Espírito Santo – três Pessoas, mas uma essência, uma substância, isto é, uma natureza totalmente única” – Concílio de Latrão. CIC 202.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a praticarmos os dois mandamentos e os funde em um só, porque amar a Deus e amar ao próximo, se torna um, como Jesus é um com o Pai – Jo 10,30, e nos faz unos com Ele, como meditamos no evangelho de ontem! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo dai-nos sabedoria para compreender que o Senhor nos fez e somos seus e unidos a vós, vos amemos acima de todas as coisas! Ajuda-nos Pai, a reconhecer que somos todos iguais perante os vossos olhos, e, segundo a vossa graça, possamos agir segundo a vossa vontade para vos agradar, amando-nos mutuamente, como o Senhor nos ama! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, nosso exemplo, modelo e mestra, rogai a Deus por nós para que escutemos Jesus, amando ao Senhor nosso Deus e aos irmãos como a nós mesmos! Ajuda-nos Mãe, a praticarmos o amor, a caridade, como a Senhora praticou, e assim mereçamos participar do Reino de Amor do Pai, pelos tempos infinitos... Amém!

Brasília-DF., 29 de março de 2019
     Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário