18.3.19

LUCAS 6,36-38 - O PERDÃO E A GENEROSIDADE : REFLEXÃO DE ANINHA







Nossas semelhanças físicas e até de conduta, muitas vezes parecem aos de nossos pais, ou de algum parente... Isso aconteceu comigo quando adolescente diziam ‘como a Aninha se parece com a prima Clarice’... Adulta, cheguei a ver a prima, ‘an passant’, mas fisicamente, não tínhamos nada em comum, apenas seus olhos verdes me encantaram, porque os meus são pretos, mas o seu modo de ser, não pude avaliar, nem comparar...

Jesus, uno com Deus, consubstancial a ele – Jo 10,30, no Evangelho de hoje, nos exorta a nos comportarmos como o Pai, exaltando a sua bondade, generosidade, e enumerando as ações negativas de pecado que poderemos evitar, para sermos misericordiosos, como o Pai é misericordioso... Gravemos suas palavras em nossa mente e em nosso coração e as exercitemos com amor fraterno, solidariedade, no nosso dia a dia:
                                             

               
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Sede misericordiosos, como também o vosso Pai é misericordioso. Não julgueis e não sereis julgados; não condeneis e não sereis condenados; perdoai e sereis perdoados. Dai e vos será dado. Uma boa medida, calcada, sacudida, transbordante será colocada no vosso colo; porque com a mesma medida com que medirdes os outros, vós também sereis medidos”.' Lucas 6,36-38.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai por este tempo quaresmal para abrirmos a nossa mente, o nosso coração, a fim de acolher, vivenciar a vossa Palavra e os ensinamentos de Jesus, para que como ele, façamos a vossa vontade para sermos agradáveis ao Senhor – Jo 4,34; 6,38; 9,29! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, na graça e na unção de vosso Espírito Santo, dai-nos sabedoria para compreender que o Senhor tudo vê e tudo sabe; conheces o nosso pensar, o nosso agir, porque sois Onisciente – Sl 139, ajuda-nos Senhor para que ‘possamos evitar todo pecado e cumprir de coração os mandamentos do vosso amor’ – Mt 22,34-40, a fim de merecermos a boa medida, sacudida e transbordante do bem que fizermos aos nossos irmãos, amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e mestra, que em tudo, como Jesus, fizestes a vontade do Pai, ajuda-nos Mãe a quando pecarmos, arrependamo-nos, confessando-os humildemente – Dn 9,8-9, acreditando, confiando e esperando na infinita bondade e misericórdia do Senhor! Amém!

Brasília-DF., 18 de março de 2019
          Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário