1.3.19

MARCOS 10,1-12 - DISCUSSÃO SOBRE O DIVÓRCIO : REFLEXÃO DE ANINHA








O nosso dia a dia, mesmo programando as nossas tarefas e responsabilidades, se por ventura, não se efetivaram a contento, buscamos alternativas, redimensionamos, priorizando o tempo, os objetivos e vamos adiante...

Quando jovens, namoramos, noivamos, casamos e de forma semelhante, deparamos com situações inusitadas de comportamento do cônjuge que não concordamos... Quando isso acontece, a solução deve ser o diálogo tranquilo, deixando sempre a outra parte falar, para depois, então a gente poder ponderar cada colocação, cada ponto de vista, cada consideração...

A vida é um aprendizado constante... A minha mãe Carmem, me dizia que quando o outro lado está ‘enfurecido, não cutucar com vara curta’ que corresponderia a acalme-se, espere um pouco... Assim eu, Ana Miranda Bessa faço há mais de quarenta anos... E, graças a Deus, meu marido e eu procuramos dar, um ao outro, o melhor de nós...

Jesus hoje, interpelado pelos fariseus, nos ensina a vontade e o desejo do Pai para conosco:

'Naquele tempo, Jesus foi para o território da Judeia, do outro lado do rio Jordão. As multidões se reuniram de novo em torno de Jesus. E ele, como de costume, as ensinava. Alguns fariseus se aproximaram de Jesus. Para pô-lo à prova, perguntaram se era permitido ao homem divorciar-se de sua mulher. Jesus perguntou: “O que Moisés vos ordenou?” Os fariseus responderam: “Moisés permitiu escrever uma certidão de divórcio e despedi-la”

                                         

 Jesus então disse: “Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés vos escreveu este mandamento. No entanto, desde o começo da criação, Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará seu pai e sua mãe e os dois serão uma só carne. Assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe! ”
Em casa, os discípulos fizeram, novamente, perguntas sobre o mesmo assunto. Jesus respondeu: “Quem se divorciar de sua mulher e casar com outra, cometerá adultério contra a primeira. E se a mulher se divorciar de seu marido e casar com outro, cometerá adultério”.' Marcos 10,1-12.

Pai Santo Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque Jesus nos ensina a necessidade da unidade familiar para que se estenda em liames de amor e de amizade sincera, a fim de ser preservada a continuidade da humanidade até o final dos tempos, conforme o plano divino que o Senhor tem para o mundo, e que somente vós, o sabeis - Mt 24,36!

Pai Amado, envia-nos o vosso Espírito Santo e dai-nos um coração manso e humilde, aberto e receptivo para com o nosso cônjuge, ‘a fim de sermos instrumentos de união, harmonia e paz’! Ajuda-nos, ó Pai, e as nossas ‘famílias, para que em nossos lares haja mais espírito de doação, de compreensão, perseverança no amor’; de transparência, sinceridade, 
bons propósitos, respeito mútuo - Gl 5,22! Amém! 

Sacratíssimo Coração de Jesus, tende piedade de nós e fazei  o nosso coração semelhante ao vosso! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ‘pelos matrimônios separados, para que continuem sempre firmes na fé, sabendo que Deus os ama’! Amém!

Brasília-DF., 1º de março de 2019
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário