6.3.19

MATEUS 6,1-6.16-18 - FAZER AS BOAS OBRAS EM SEGREDO : REFLEXÃO DE ANINHA







Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a caminhada quaresmal rumo à Páscoa da ressurreição. Deixemo-nos reconciliar com Deus, trilhando o caminho da conversão na companhia da caridade, da oração e do jejum. A Igreja nos convida a assumir também a proposta da Campanha da Fraternidade com o tema: "Fraternidade e Políticas Públicas"  e com o lema: "Serás libertado pelo direito e pela justiça", inspirado no profeta Isaías. Vivamos este tempo em profunda comunhão. Liturgia 

Sabemos que as câmeras de captação automática de imagens instaladas em pontos estratégicos, têm contribuído para testemunhar atos ilícitos praticados por bandidos, pessoas de má índole e etc... Tais câmeras deixam a desejar porque regra geral, filmam do alto e os marginais usam boné, máscaras, para se protegerem delas... 

Jesus hoje, ao nos ensinar condutas penitenciais de comportamento que agradam a Deus, nos revela que o Pai vê todas as nossas ações e atitudes, anotando-as para nos dar o resultado final: a nossa recompensa...

'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.

                                            



 Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a revelação que Jesus nos faz da vossa onisciência para conosco, vem nos testemunhar, dentre outros, o que Davi expressou e cantou no Salmo 139! Graças Pai, porque Jesus sendo uno com o Senhor – Jo 10,30, é também conhecedor das nossas ações, como Pedro, em diálogo com Ele, ressurreto, o revela para nós: “Senhor, tu sabes tudo...” Jo 21,17! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!

Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor, converte-nos para que creiamos no Evangelho, vivenciando a vossa Palavra, os vossos ensinamentos, em autêntica e verdadeira penitencia interior, agradável ao Senhor que nos faz merecedores das vossas graças, do vosso amor! Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe na ‘pratica do jejum, da escuta da Palavra, da oração diária e da caridade, nesta preparação para a Páscoa do Senhor’. Amém!

Brasília-DF., 06 de março de 2019
           Ana Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário