Com a Quarta-feira de Cinzas, iniciamos a caminhada quaresmal rumo à Páscoa da ressurreição. Deixemo-nos reconciliar com Deus, trilhando o caminho da conversão na companhia da caridade, da oração e do jejum. A Igreja nos convida a assumir também a proposta da Campanha da Fraternidade com o tema: "Fraternidade e Políticas Públicas" e com o lema: "Serás libertado pelo direito e pela justiça", inspirado no profeta Isaías. Vivamos este tempo em profunda comunhão. Liturgia
Jesus hoje, ao nos ensinar condutas penitenciais de comportamento que agradam a Deus, nos revela que o Pai vê todas as nossas ações e atitudes, anotando-as para nos dar o resultado final: a nossa recompensa...
'Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, de modo que a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa.
Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade vos digo, eles já receberam a sua recompensa. Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, para que os homens não vejam que tu estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.' Mateus 6,1-6.16-18.
Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, graças Pai porque a revelação que Jesus nos faz da vossa onisciência para conosco, vem nos testemunhar, dentre outros, o que Davi expressou e cantou no Salmo 139! Graças Pai, porque Jesus sendo uno com o Senhor – Jo 10,30, é também conhecedor das nossas ações, como Pedro, em diálogo com Ele, ressurreto, o revela para nós: “Senhor, tu sabes tudo...” Jo 21,17! Graças, Pai! Glórias e louvores a vós Senhor!
Pai Amado, na força de vosso Espírito Santo, unge-nos Senhor, converte-nos para que creiamos no Evangelho, vivenciando a vossa Palavra, os vossos ensinamentos, em autêntica e verdadeira penitencia interior, agradável ao Senhor que nos faz merecedores das vossas graças, do vosso amor! Amém!
Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, discípula dócil e fiel, nosso exemplo, modelo e Mestra, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe na ‘pratica do jejum, da escuta da Palavra, da oração diária e da caridade, nesta preparação para a Páscoa do Senhor’. Amém!
Brasília-DF., 06 de março de 2019
Ana Miranda Bessa
Nenhum comentário:
Postar um comentário