29.7.19

JOÃO 11,19-27 - JESUS E MARTA : REFLEXÃO DE ANINHA




A Igreja celebra a memória de Santa Marta. Santa Marta, irmã de Maria, correu ao encontro de Jesus quando veio para ressuscitar seu irmão Lázaro, e professou sua fé no Cristo Senhor: “Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, que deve vir ao mundo” – Jo 11,27. Acolheu solícita em sua casa de Betânia o divino Mestre que a exortou a unir ao serviço da hospitalidade a escuta de sua palavra – Lc 10,38-42; Jo 12,1-2. Liturgia

Caríssimos, assim como muitos judeus, amigos de Lázaro, irmão de Marta e Maria foram consolá-las em vista do seu falecimento, Jesus lá estava também...

João, evangelista, amado do Senhor, nos diz que Deus é amor, amor que se manifestou concretamente em Jesus – seu Filho único – Jo 1,14.18; como prova de amor por nós, fez-se vítima de reparação pelos nossos pecados. E, se Deus nos amou assim, nós também devemos amar-nos uns aos outros – 1Jo 4,7-16.

Sabemos que as pessoas que creem, confiam e esperam em nosso Deus e Pai, têm e expressam sentimentos de amor, carinho, afeto, respeito, consideração, para com os irmãos diante da dor quando há perda de um ente querido, solidarizando-se com os sofrimentos daqueles, como nos narra João, no evangelho de hoje: 

                                            



'Naquele tempo, muitos judeus tinham vindo à casa de Marta e Maria para as consolar por causa do irmão. Quando Marta soube que Jesus tinha chegado, foi ao encontro dele. Maria ficou sentada em casa. Então Marta disse a Jesus: “Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido. Mas mesmo assim, eu sei que o que pedires a Deus, ele to concederá”. Respondeu-lhe Jesus: “Teu irmão ressuscitará”. Disse Marta: “Eu sei que ele ressuscitará na ressurreição, no último dia”. Então Jesus disse: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, mesmo que morra, viverá. E todo aquele que vive e crê em mim, não morrerá jamais. Crês isto?” Respondeu ela: “Sim, Senhor, eu creio firmemente que tu és o Messias, o Filho de Deus, que devia vir ao mundo”.' João 11,19-27.

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso em Cristo Jesus, nós acreditamos, confiamos e esperamos em vós e em Jesus Cristo, vosso Filho amado - Mt 17,5! Nós vos amamos, nós vos bendizemos, nós vos damos graças ó Pai, pela vossa imensa glória e infinita misericórdia para conosco e por nos amar com amor eterno – Sl 136, nos enviastes Jesus para nos dar vida, vida em abundância – Jo 10,10, porque a contem em si mesmo – Jo 5,26; Jo 11,38s. Graças, Pai! Glórias e louvores a vós, Senhor!

Pai Amado, cheios de gratidão, amor e esperança, com toda a Igreja vos pedimos: ´Pai, todo-poderoso, cujo Filho quis hospedar-se em casa de Marta, concedei por sua intercessão que, servindo fielmente a Cristo em nossos irmãos e irmãs, sejamos recebidos por vós em vossa casa. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.’ Amém!

Santa Maria, Mãe de Jesus e nossa, rogai a Deus por nós e ajuda-nos Mãe ‘a servirmos a Cristo ativamente em nossos irmãos, prestando sempre atenção à sua palavra’, vivenciando-a, testemunhando-a, anunciando-a em gestos, palavras e ações, em todas as circunstâncias de nossas vidas. Amém!

Santa Marta, amiga de Jesus, rogai a Deus por nós para que sejamos dignos das promessas de Cristo, amém!

Brasília-DF., 29 de julho de 2019 

  Ana Pinto de Miranda Bessa

Nenhum comentário:

Postar um comentário